Topo

Marcelo chega a 150 jogos e segue como melhor da história no Cruzeiro

Treinador foi responsável direto pelos últimos dois títulos brasileiros do Cruzeiro - Pedro Vilela/Getty Images
Treinador foi responsável direto pelos últimos dois títulos brasileiros do Cruzeiro Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2015 17h19

A vitória por 4 a 0 contra o Villa Nova teve um gosto especial para Marcelo Oliveira. Na última quarta-feira, o técnico do Cruzeiro completou 150 jogos no comando da equipe, além dos 301 gols à frente do time celeste. Contratado no início de 2013, o ex-jogador do Atlético-MG superou as desconfianças e falta de apoio por conta do passado alvinegro e hoje é apontado como um dos melhores do país. Com três títulos alcançados até o momento, sendo dois Brasileiros, o treinador se reafirma como o melhor de toda a história celeste em termos de aproveitamento dentro de campo.

Desde que chegou ao Cruzeiro, Marcelo Oliveira viu sua equipe sair vencedora por 98 vezes. Outros 29 compromissos terminaram empatados e o clube perdeu 23 vezes nos últimos dois anos. Em termos de aproveitamento, Oliveira supera até mesmo Wanderlei Luxemburgo, comandante da Tríplice Coroa em 2003.

Atualmente, Marcelo Oliveira tem 71,7% de aproveitamento no clube. De 2002 a 2004, Luxa teve 70,4% de aproveitamento. Amigo e hoje treinador do Atlético-MG, Levir Culpi teve 63,2% de aproveitamento na somatória de suas três passagens pelo lado celeste de Belo Horizonte. Todos os três treinadores possuem mais de 100 jogos pelo clube.

Em termos de jogos, Marcelo ainda está bem distante de ser o mais o mais longevo. Outros oito treinadores possuem mais jogos, dentre eles, Ílton Chaves, comandante celeste nas décadas de 60, 70 e 80, e à frente do clube por 362 jogos. Em aproveitamento, contudo, Marcelo Oliveira segue desbancando todos os professores anteriores. O segundo na lista é Rizzo, que alcançou 71,6% de aproveitamento, no entanto, em apenas 20 jogos como treinador.

Um dos objetivos de Marcelo Oliveira para manter os bons números em 2015 passa pela Copa Libertadores da América, maior ambição dos torcedores na primeira metade do ano. No grupo 3 da competição, o Cruzeiro ainda não venceu, empatando suas duas primeiras partidas por 0 a 0. De ‘folga’ no final de semana pelo estadual, o time terá tempo de sobra para se preparar antes de pegar o Mineiros, da Venezuela, no dia 19, em Guayana.