Topo

Como Marquito, do Ratinho, ajudou a criar a 'Rua Palestra Itália' em SP?

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 06h00

Reduto de torcedores do Palmeiras em dias de jogos, a Rua Turiassu deverá em breve ter um novo nome: Rua Palestra Itália. A ideia partiu da bancada alviverde na Câmara de São Paulo, que tem como um dos integrantes o humorista Marquito, vereador eleito pelo PTB.

Ao UOL Esporte, Marquito reconhece que a cidade enfrenta problemas muito mais graves, citando a saúde, segurança e educação. Segundo o vereador paulistano, a ideia de rebatizar a rua em frente ao Allianz Parque trará resultados positivos ao comércio e torcida sem grandes esforços.

“Tem coisa muito mais importante do que mudar nome de rua. Mas mudar o nome da rua não custa nada. É um lugar de grande tradição e história para o torcedor. É bom ter uma identificação, como acontece com o Bexiga. Vai animar a torcida. Vai animar os donos dos bares”, disse Marquito, um dos 14 vereadores que assinaram o projeto de lei para alterar o nome de um trecho da Turiassu.

“Eu vi que o [deputado Andrés] Sanchez queria criar o ‘Dia Corinthians’. Isso eu acho errado”, acrescenta o humorista.

O gabinete de Marquito na Câmara é decorado com as cores do Palmeiras. Ele regularmente comparece a eventos sociais de verde.

“Eu vou de vez em quando aos jogos do Palmeiras. O Ratinho [Carlos Massa, apresentador] é mais fanático do que eu. Ele metia o pau no ar quando o Palmeiras estava mal. Mas agora o time está melhorando. Antes estava horrível o time”.

O projeto de lei que estabelece a mudança para “Rua Palestra Itália” foi aprovado em segunda votação. Para ser oficializada a troca de nome, agora depende apenas da sanção do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Apenas um trecho da Rua Turiassu deve ser alterado (que começa na Praça Marrey Junior e termina na Avenida Pompeia). O restante do logradouro permanecerá se chamando Rua Turiassu.

Praça Roberto Bolaños "Chaves" em Itaquera

Marquito elaborou projeto de lei que visa dar nome de um parque em frente à estação de metrô Itaquera. O local se chamaria Roberto Bolaños, nome do humorista mexicano que deu vida a “Chaves” e “Chapolin”. O projeto tramita na Câmara e aguarda votação.