Topo

Federação Bahiana de Futebol nega 'calote' e diz que não lucra com estadual

Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues nega que Federação deva premiações e venha lucrando com estadual - Divulgação
Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues nega que Federação deva premiações e venha lucrando com estadual Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/03/2015 20h31

A Federação Bahiana de Futebol emitiu nota oficial nessa sexta-feira negando que venha lucrando com o Campeonato Estadual às custas de prejuízo dos clubes. A entidade rechaçou também que esteja devendo a premiação do campeão e vice do Campeonato Intermunicipal de Futebol realizado no estado.

A FBF retrucou que estaria lucrando com os jogos do Campeonato Baiano, ao passo que pelo menos metade dos clubes no certame terminaram a 1ª fase da competição com as contas no vermelho.

“É apresentado o valor de R$ 54,5 mil recebidos pela FBF, em decorrência do percentual a que faz jus por conta da sua atividade de administração futebolística, o que, porém, se dividido pelo nº de jogos da 1ª fase do certame, 36, resulta em pouco mais de 1.500 reais por partida, para fazer frente a todas as despesas da instituição, como recolhimento de tributos, pagamento de pessoal, prestadores de serviço e etc.”, escreveu o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues Gomes.

A FBF negou também que “estaria dando calote nas seleções campeã e vice do Campeonato Intermunicipal de Futebol de 2014, uma vez que, os prêmios da citada competição costumam ser entregues na cerimônia de encerramento do Campeonato Baiano da 1ª Divisão, sempre no ano seguinte ao do Intermunicipal”.

Nessa semana, o UOL Esporte divulgou que 6 dos 12 clubes que disputaram a primeira fase do Campeonato Baiano estão tendo prejuízo financeiro quando se trata da equação obtida entre a renda dos jogos x preço pago no aluguel dos estádios e demais despesas. O rombo somado destas seis equipes chega a quase R$ 65 mil. 

A matéria informa também que a FBF retira 1% de toda a renda aferida do Campeonato Baiano para a realização do Campeonato Intermunicipal, torneio amador disputado entre as cidades da Bahia. Ela arca com uniformes, inscrição e a premiação da liga campeã.

A FBF, porém, não informou publicamente quanto gastou na realização do torneio e dois meses após a última edição ainda não havia repassado o prêmio ao campeão e vice do Intermunicipal -- um carro e uma moto, respectivamente.