Topo

Diego Costa teve início recorde no Chelsea, mas agora sofre para fazer gols

Após melhor início da história de um jogador no Inglês, Diego Costa teve queda brusca de rendimento - STEFAN WERMUTH / REUTERS
Após melhor início da história de um jogador no Inglês, Diego Costa teve queda brusca de rendimento Imagem: STEFAN WERMUTH / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

14/03/2015 06h00

Após início de temporada quebrando recordes na Inglaterra, o atacante Diego Costa caiu bruscamente de rendimento desde o início do ano.

O brasileiro naturalizado espanhol fez 17 gols nos primeiros 25 jogos pelo Chelsea em todas as competições. Mais: balançou as redes 7 vezes nas 4 primeiras rodadas da Premiere League, melhor desempenho da história de um atleta na competição nacional.

Mas desde 17 de janeiro, quando marcou duas vezes na vitória por 5 a 0 frente ao Swansea, Diego Costa balançou as redes apenas uma vez nos últimos sete jogos do time. Os dados foram levantados pela Sky Sports.

Para se ter uma ideia da queda de rendimento do atacante, antes ele precisava de aproximadamente 3 finalizações para fazer 1 gol, com uma taxa de conversão de 31%. Desde 18 de janiero, esse número despenca para míseros 8%.

Além disso, Diego Costa está menos preciso. Enquanto na primeira perna da temporada ele acertava 71% das finalizações, agora o atacante acerta apenas 33%. E também chuta menos: 2,2 tentativas por jogo antes, contra 1,7 hoje.

São algumas as explicações para a baixa de desempenho de Diego Costa. Primeiro, ele se envolveu em várias confusões dentro de campo e acabou punido com 2 jogos de suspensão após pisar no lateral Emre, do Liverpool, durante partida da Copa da Liga Inglesa. Desde então, perdeu ritmo e não conseguiu emplacar boa sequência.

Diego Costa está fazendo menos gols porque também está tendo menos chances para tanto. Seu maior assistente até então, Cesc Fábregas, também teve uma queda em seu futebol e tem criado menos oportunidades de gol para o Chelsea.

Na ponta da Premiere League, os “Blues” tem vantagem significativa na corrida pelo título, mas vai precisar de um Diego Costa melhor para sagrar-se campeão. E a primeira boa chance do atacante é contra o Southampton, nesse domingo, às 10h30.