Topo

Cruzeiro aposta em histórico de agente para acertar contratação de meia

André Cury posta foto ao lado de Giorgian De Arrascaeta, atleta que ajudou a levar para o Cruzeiro - Reprodução/Instagram
André Cury posta foto ao lado de Giorgian De Arrascaeta, atleta que ajudou a levar para o Cruzeiro Imagem: Reprodução/Instagram

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/03/2015 19h31

O Cruzeiro confia em André Cury para fechar a contratação de Lucas Lima, atualmente no Santos. O moral do empresário com a diretoria ficou elevado depois de ele atuar em quatro contratações no início da atual temporada: Fabiano, Eugenio Mena, Felipe Seymour e Giorgian De Arrascaeta. A cúpula crê que ele pode ser fundamental para convencer o presidente Modesto Roma Júnior a liberar o meia-atacante, de 24 anos.

Conhecido por levar Neymar ao Barcelona, da Espanha, em julho de 2013, o agente tem bom trânsito em muitos clubes brasileiros, o que pode ser fundamental nas tratativas com o atual mandatário do Santos. Nesse fim de semana, ele se reuniu com o gerente de futebol Valdir Barbosa para traçar planos sobre a negociação.

Na Toca da Raposa II, ele passou a atuar com mais frequência após a saída de Alexandre Mattos, antigo diretor de futebol, para o Palmeiras. A primeira aparição do agente nos bastidores foi na chegada de Felipe Seymour. O chileno, que atuou no futebol italiano até o término da última temporada europeia, foi indicado pelo empresário ao presidente Gilvan de Pinho Tavares. O nome do atleta agradou ao mandatário, que lhe deu carta branca para conduzir as tratativas com Fernando Felicevich, representante do volante.

Após atuar nas tratativas pelo meio-campista chileno, André Cury apareceu também na negociação por Fabiano. Ele entrou em contato com um grupo de investidores que adquiriu o lateral direito e possibilitou o repasse dos direitos ao bicampeão nacional.

A contratação de Giorgian De Arrascaeta, anunciada no fim de janeiro pela diretoria, também contou com o auxílio do agente. A diretoria se aproveitou da relação estreita e solicitou que André Cury fosse a Punta del Este na sexta-feira passada para se reunir com Daniel Fonseca, representante e detentor de parte dos direitos do meia-atacante.

A atuação de André Cury na diretoria do bicampeão brasileiro não para por aí. O agente exerceu o papel de diretor de futebol também na negociação por Eugenio Mena. O lateral esquerdo tem a carreira gerenciada por Fernando Felicevich. Devido à proximidade do empresário brasileiro com o seu representante, a cúpula celeste novamente contou com a sua influência para anunciar um reforço.

Apesar da dificuldade para tirar o jogador do Santos, o bicampeão nacional conta com o apoio de da Doyen Sports, detentora de 80% dos direitos econômicos do jogador. A intenção de Renato Duprat, representante da empresa no Brasil, é levá-lo à Toca da Raposa II para disputar a fase final da Copa Libertadores da América e valorizá-lo.

No início do mês passado, o meia-atacante revelou que foi induzido a acionar o Santos na Justiça para cobrar salários atrasados e obter a rescisão contratual. O camisa 20 disse que até clubes foram oferecidos para que ele processasse o alvinegro praiano.

Além de se recusar a entrar na Justiça contra o Santos, Lucas Lima ainda rejeitou duas propostas oficiais do exterior – uma do Torino, da Itália, e outra do Shandong Luneng, da China.

A permanência do apoiador na Vila Belmiro deve-se ao aumento salarial concedido pela agremiação. Após reunião entre a diretoria alvinegra e seu empresário Edson Khodor, o jogador teve o vencimento dobrado. Ele recebia R$ 75 mil na temporada e, agora, passou a ganhar R$ 150 mil de salário mensal.

Os direitos econômicos do jogador estão divididos da seguinte forma: 10% para o clube paulista, 80% para a Doyen Sports e 10% para a empresa do agente do meia. Além dos 10%, o Santos ainda terá direito a 20% do lucro que a Doyen obtiver em um futura venda de Lucas Lima.