Topo

Dani Alves: lateral, empresário, rico e agora também chef de luxo

Daniel Alves é conhecido em Barcelona pelo paladar refinado - Divulgação
Daniel Alves é conhecido em Barcelona pelo paladar refinado Imagem: Divulgação

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

16/03/2015 06h00

Daniel Alves é mais do que um jogador de futebol em Barcelona. O lateral usa do enriquecimento cultural conquistado ao longo de 13 anos vividos na Espanha e investe em segmentos que passaram a o fascinar: moda e gastronomia. O jogador é dono de um restaurante brasileiro de classe alta, onde escolhe os menus como um chef de cozinha, e agora se prepara para lançar óculos escuros estilizados por conta própria.

Em Barcelona, Daniel Alves também é conhecido pelo paladar refinado. Com conhecimento gastronômico e fã de vinhos, recebe constantemente convites para jantares em restaurantes de luxo. Neles, ainda faz questão de conhecer a cozinha.

O fascínio pelo setor foi exercitado pelo cozinheiro particular, o capixaba João Alcantara. Apresentado a Daniel Alves pelo amigo Maxwell, ex-lateral esquerdo do Barça e atualmente no Paris Saint Germain ele se especializou em gastronomia em Barcelona e há três anos trabalha com o cardápio diário do lateral direito. No ano passado, eles abriram em sociedade o restaurante brasileiro Alquimia Fogo.

“O Daniel influencia muito no restaurante. Ele prova todos os pratos, fala para tirar um, inserir outro, e é muito dedicado na parte criativa de um evento também. Temos paixão pela gastronomia e apresentamos um Brasil que não é só arroz, feijão,  feijoada e caipirinha aos europeus”, contou João Alcantara, que ainda grava o programa de televisão “Homens gourmet” do canal FOX sempre que vai ao Brasil.

O restaurante é itinerante, e com preço por pessoa que varia entre 80 euros (aproximadamente R$ 250) a 120 euros (cerca de R$ 400) atingindo assim a alta sociedade da Catalunha. O cardápio é tratado como brasileiro com influência mediterrânea e chega a 14 pratos no menu executivo de  alimentos importados do Brasil como o açaí, moqueca, pão de queijo, tapioca, farofa, quiabo e pequi.

O carro-chefe são os contratos para cozinhar em grandes eventos, destes em que os jogadores do Barcelona aparecem como convidados. O pedido para servir o banquete em casa também acontece. Assim como a presença de Daniel Alves já foi requisitada.

“Quando isso acontece, cobramos um cachê a mais”, explicou João Alcantara. “As pessoas olham o Dani como um cara que joga bola, tem Ferrari, é tatuado, e se surpreendem quando conhecem o lado gastronômico dele. Todos que sentam na mesa com ele ficam impressionados. Ele come bem, já esteve nos melhores restaurantes do mundo, entende de cozinha e troca cultura na refeição. O nosso lema é mais do que servir e comer. É contar a história do Brasil através do prato”, complementou.

Foi com a equipe do Alquimia Fogo que Daniel Alves postou uma foto na rede social na terça-feira passada em Paris, levantando especulações de que a viagem ocorreu para fechar negócio com o Paris Saint-Germant – contrato do lateral com o Barça termina ao fim da atual temporada -. Na cidade, o lateral foi com os amigos a um evento noturno de moda e gastronomia, justamente as outras paixões fora o futebol.

“Pelo nosso projeto ser itinerante nos vemos capazes de levar ele para qualquer lugar. Temos até um evento de cozinha em São Paulo neste ano que faz parte do nosso projeto.  A França é um bom cenário gastronômico, sim, mas esperamos nos manter em Barcelona”, destacou João Alcantara.

Óculos

A dedicação ao novo projeto de criação de óculos é grande. Os designs são discutidos quase que diariamente com especialistas que o ajudam na confecção e o local para a venda em Barcelona o jogador já reservou: é uma loja de roupa e acessórios de grife localizada em uma região nobre da cidade e que foi comprada recentemente.

Daniel é “fashionista” e tem gosto extravagante para muitos. Os óculos projetados são para jovens e têm referências europeias. No quesito moda, o lateral também frequenta desfiles elaborados por estilistas renomados e discute até mesmo performance dos modelos.