Topo

Estrangeiro com melhor início no Atlético-MG, Pratto busca marca histórica

Lucas Pratto tenta ser o primeiro goleador estrangeiro do Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Lucas Pratto tenta ser o primeiro goleador estrangeiro do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

17/03/2015 06h00

Contratado pelo Atlético-MG no final de 2014 junto do Vélez Sarsfield, da Argentina, por cerca de R$ 13 milhões, o atacante Lucas Pratto vem correspondendo muito bem. Em cinco partidas com a camisa alvinegra o camisa 9 já marcou três gols e deu duas assistências, o que faz dele o jogador estrangeiro com melhor início na história do clube. Pelo menos em número de gols.

Aliás, estrangeiros não costumam fazer muitos gols pelo Atlético. O também argentino Jesus Dátolo é o jogador não brasileiro que mais vezes marcou pelo clube. O meia já anotou dez tentos desde que chegou na Cidade do Galo, o que faz dele o recordista em 107 anos de história, numa lista que conta com 42 estrangeiros que passaram ou ainda defendem o Atlético, incluindo os três do atual elenco.

Porém, antes de Dátolo se tonar recordista, o posto ficou por 30 anos com o zagueiro uruguaio Olivera, que atuou pelo time alvinegro entre 1983 e 1985, com 77 partidas e oito gols marcados. Com o bom começo de Lucas Pratto, o argentino pode fazer algo que nenhum outro estrangeiro conseguiu pelo clube: muitos gols.

Se por enquanto ele jogou apenas no Campeonato Mineiro, além de um amistoso com o Shakhtar Donetsk, Pratto tem diante do Santa Fe seu primeiro grande teste com a camisa alvinegra. O centroavante afirma que está preparado para fazer o que se espera dele, afinal foi por isso que ele chegou ao Atlético.

“O meu trabalho é fazer gols. Espero que na Colômbia possa converter o gol, pois a equipe precisa. Mas o mais importante é conseguir vencer, não importa de quem seja o gol”, resumiu o argentino, que por enquanto só sabe o que é vencer com a camisa do Atlético.

Com ele em campo, foram cinco triunfos. As derrotas na temporada aconteceram no período em que o goleador alvinegro ficou fora, devido uma lesão na coxa direita. O retorno aos gramados aconteceu com gol, na goleada sobre a URT, e só aumentou a confiança do jogador.

“Foi importante para confiança. Obviamente me senti mais cansado nos últimos 15 minutos, pois foi um mês parado e estou voltando agora. Mas fisicamente me senti muito bem e na quarta vou estar muito melhor”, disse Pratto, que tem experiência na Copa Libertadores, pois disputa a competição pela quarta vez na carreira.

Curiosamente, entre os 12 principais clubes do Brasil, o Atlético é o único sem nenhum estrangeiro com ao menos 20 gols pelo clube. O bom início de Lucas Pratto faz a torcida alvinegra crer na possibilidade de ter seu primeiro estrangeiro goleador. Aliás, o Atlético é um clube com tradição na camisa 9. A equipe teve o artilheiro do Brasileirão em seis oportunidades, atrás apenas do Vasco, que contou com o goleador máximo em oito edições.

Confiando nesse retrospecto dos centroavantes do clube, no bom início de Lucas Pratto e no bom ambiente, o Atlético chegou animado até a Colômbia. O argentino confia que a reação alvinegra na Libertadores vai começar nesta quarta-feira, às 22h, no Estádio El Campín. “O vestiário está muito bem. Sabemos que é um jogo-chave, um jogo importante fora de casa contra uma equipe que ganhou as primeiras partidas. Mas somos uma grande equipe e temos um time competitivo. Nesta viagem estamos em busca dos três pontos para iniciar essa arrancada que precisamos”.