Topo

Tevez decide, Juventus derrota o Borussia por 3 a 0 e vai às quartas

Do UOL, em São Paulo

18/03/2015 18h33

Tevez provou mais uma vez ser um jogador de decisão. Nesta quarta-feira, o craque argentino foi principal responsável pela classificação da Juventus às quartas de final da Liga dos Campeões. Com dois gols e um passe do camisa 10, o time italiano derrotou o Borussia Dortmund por 3 a 0 e, fora de casa, garantiu o retorno ao grupo dos oito melhores times da Europa. Morata, que também havia marcado na partida de ida, deu números finais à partida.

Na temporada passada, o time tricampeão italiano acabou eliminado ainda na fase de grupos depois de ser superada por Galatasaray e Real Madrid. Em 2012-2013, após ser líder do grupo e passar pelo Celtic nas oitavas de final, a Juventus acabou eliminada pelo Bayern de Munique nas quartas.

Agora, a equipe tenta voltar a disputar uma semifinal da Liga dos Campeões -- o fato ocorreu pela última vez em 2003, quando foi à final da competição. A equipe conhecerá seu adversário nas quartas na próxima sexta-feira, data do sorteio dos confrontos (a partir das 8h, horário de Brasília).

Na partida desta quarta-feira, a Juventus deu um banho de água fria na torcida do Borussia, que lotou o Westfalenstadion. Após o gol de Tevez, antes dos três minutos de jogo, o time alemão não conseguiu encontrar forças para empatar e tentar a virada (uma vitória por 2 a 1 levaria a partida para a prorrogação). Apático e sem criatividade, o Borussia ainda viu a Juventus matar o jogo no segundo tempo, com gols de Morata e Tevez.

Fases do jogo

O Borussia nem teve tempo de respirar. Logos aos dois minutos, Tevez recebeu livre pelo meio, avançou e chutou forte. Weidenfeller hesitou por um segundo e, atrasado, nao conseguiu chegar na bola. Aos 15 minutos, a Juventus quase ampliou em novo chute de fora da área. Weidenfeller, porém, conseguiu espalmar para escanteio o chute de Lichtsteiner.

Sem profundidade, restou ao Borussia os chutes de longe e os cruzamentos em cobranças de falta perto da área. Aos 19, Vidal cometeu falta perto da área. Reus bateu e Marchisio afastou. Schmelzer, no lance seguinte, arriscou de longe, mas a zaga do time italiano conseguiu cortar. No minuto seguinte, após mais uma falta cobrada para a área, Buffon, tranquilo, ficou com a bola.

Aos 27, Pogba deixou o campo machucado depois de choque com Papastathopoulos pela esquerda. Massimiliano Allegri optou, então, por mais um zagueiro na equipe: Barzagli. Dessa forma, a Juventus passou a atuar com uma linha de três na defesa e mais liberdade para Lichtsteiner e Evra.

A Juventus, a partir dessa nova formação, tentou a controlar mais o jogo e até esboçou uma pressão no fim do primeiro tempo. Do outro lado, O Borussia, com mais posse de bola, não conseguia chegar à área italiana por conta da forte marcação da Juventus no meio-campo e os passes errados -- especialmente de Gündogan e Bender.

No segundo tempo, a Juventus mudou a postura ao trocar passes no campo de ataque. Aos 10 minutos, quase conseguiu ampliar o placar. Morata recebeu na frente e bateu rasteiro, mas Weidenfeller impediu o segundo gol italiano.

Aos 17, o Borussia quase empatou a partida. Buffon, no entanto, salvou a Juventus no primeiro chute do Borussia ao gol. Sete minutos depois, o time italiano conseguiu marcar o segundo gol. Marchisio lançou Tevez pela direita. Com muito espaço, o argentino invadiu a área e serviu Morata. Livre, o atacante só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.

O Borussia, na parte final do jogo, manteve o estilo de jogo, com muita posse de bola e falta de criatividade. Para piorar a situação, a Juventus ainda marcou o terceiro. Lançado por Pereyra, Tevez tocou na saída de Weidenfeller e fechou o placar as 34 minutos da etapa final.

O melhor: Tevez - O craque argentino definiu o jogo ao marcar dois gols e dar uma assistência para o gol de Morata. No primeiro gol, o artilheiro do Campeonato Italiano surpreendeu Weidenfeller ao finalizar de fora da área em chute muito forte. No gol de Morata, poderia ter finalizado para o gol, mas preferiu deixar o companheiro na cara do gol

O pior: Weidenfeller - O goleiro errou no primeiro gol da Juventus. Após o chute de Tevez, o alemão demorou para pular na bola. Nos outros gols, Weidenfeller não teve culpa. O primeiro gol sofrido, no entanto, foi decisivo para a derrota do Borussia.

Chave do jogo: O gol no início da partida. O Borussia Dortmund precisava vencer por 1 a 0 para ir às quartas de final, mas perdeu o fôlego com o chute de Tevez de fora da área. No segundo tempo,sem forças, ainda sofreu mais dois gols do time italiano.

Para lembrar:
A Juventus voltou a levar a melhor sobre o Borussia e, de quebra, vingou a derrota na final da Liga dos Campeões de 96-97. O time italiano, por sua vez, venceu a final da Copa da Uefa da temporada 92-93 (venceu em Turim e em Dortmund). Dois anos depois, o time italiano voltou a derrotar o rival -- na semifinal do mesmo torneio, após empatar em casa e vencer na Alemanha).

Ainda em 1995, as equipes se encontraram na fase de grupos da Liga dos Campeões: a Juventus levou a melhor em Dortmund (3 a 1) e o Borussia fez 2 a 1 na Itália. No jogo mais importante entre os times, entretanto, o Borussia levou a melhor. Em 1997, os alemães conquistaram o título da Liga dos Campeões ao vencer a Juventus por 3 a 1. A final foi disputada no estádio Olímpico de Munique.