Topo

Everton cai na Liga Europa, e Inglaterra repete vexame após 20 anos

Do UOL, em São Paulo

19/03/2015 16h53

A Liga Europa sacramentou o vexame inglês nas competições continentais. Última esperança, o Everton sucumbiu perante o Dynamo Kiev, nesta quinta-feira (19), e o país repete o fracasso de 20 anos atrás, quando nenhum representante conseguiu se classificar para as quartas de final dos dois principais torneios europeus: Liga dos Campeões e Copa da UEFA.

Depois de vencer em casa por 2 a 1, o Everton precisava de apenas um empate na Ucrânia para avançar para a próxima fase. No entanto, Yarmolenko, Teodorczyk, Miguel Veloso, Gusev e Antunes acabaram com o sonho e garantiram a vitória do Dynamo por 5 a 2.

Em 1994/95, quando os ingleses tiveram o mesmo desempenho ruim, havia uma terceira competição, de importância bem menor, chamada Recopa Europeia. Nela, o Arsenal chegou até a final, mas acabou perdendo o título para o Zaragoza.

No clássico italiano, entre Roma e Fiorentina, a Viola precisou de apenas meio tempo para acabar com qualquer chance dos donos da casa: 3 a 0. A partida ficou marcada por uma série de lambanças.

No segundo gol, o goleiro Skorupski tentou salvar uma bola de sair em escanteio e acabou deixando no pé de Marcos Alonso, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. No tento seguinte, Borja Valero se empolgou tanto com o gol marcado por Basanta, que acabou machucando o companheiro na comemoração. O médico da Fiorentina precisou entrar em campo para resolver o problema criado pelo meia.

No fim do jogo, ainda, a torcida da Roma, que havia deixado o estádio no término do primeiro tempo, voltou ao seu respectivo lugar para protestar contra os jogadores. Em um determinado momento, o belga Nainggolan chegou a discutir com um torcedor, pedindo para que o romanista tivesse calma, pois a equipe ainda era segunda colocada no Campeonato Italiano. Alguns fãs chegaram a tentar invadir o gramado, mas foram contidos. 

Sevilla e Villarreal também fizeram um duelo local pela Liga Europa, e o primeiro acabou ficando com a classificação. Depois de vencer fora de casa por 3 a 1, a equipe consolidou a classificação com uma vitória por 2 a 1.

Precisando reverter um placar de 3 a 1, a Inter de Milão não teve forças para bater o Wolfsburg dentro de casa. Com nova derrota, dessa vez por 2 a 1, a equipe italiana deu adeus à Liga Europa.

Após sair derrotado para o Dnipro no jogo de ida, o Ajax fez 1 a 0 no tempo normal e levou a partida para a prorrogação. Faltando apenas quatro minutos para o fim do tempo extra, Van Der Hoorn recolocou o Ajax à frente no marcador e pôs fogo na partida. Apesar da pressão, a equipe holandesa não conseguiu o terceiro gol e a Holanda ficou sem representantes na próxima fase da Liga Europa.

Confira todos os resultados desta quinta-feira da Liga Europa:

Dínamo Moscou 0 x 0 Napoli
Dínamo de Kiev 5 x 2 Everton
Roma 0 x 3 Fiorentina
Torino 1 x 0 Zenit
Inter de Milão 1 x 2 Wolfsburg
Besiktas 1 x 2 Club Brugge
Sevilla 2 x 1 Villarreal
Ajax 2 x 1 Dnipro