Topo

Fifa crava Copa do Qatar no inverno, e final escapa do Natal: será em 18/12

Presidente Joseph Blatter deve explicar as alterações nesta sexta-feira (20)  - AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
Presidente Joseph Blatter deve explicar as alterações nesta sexta-feira (20) Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Do UOL, em São Paulo

19/03/2015 14h19

A Fifa confirmou nesta quinta-feira as datas da Copa do Mundo de 2022, que será realizada no Qatar. Em um evento realizado em Zurique, na Suíça, a entidade anunciou que o principal torneio de seleções será realizado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. As informações vazaram na imprensa mundial e forçaram a divulgação antes da hora. Detalhes devem ser esclarecidos nesta sexta-feira quando o presidente da organização, Joseph Blatter, deve conceder uma entrevista coletiva. 

“Eu confirmo que o comitê executivo, baseado na proposta da força tarefa, decidiu que vamos jogar em novembro e dezembro. Sim, a final acontecerá dia 18 de dezembro”, afirmou o porta-voz da entidade, Walter De Gregorio.

O principal motivo para que o Mundial seja realizado no fim de 2022 é o clima. Como o país possui temperaturas muito altas, a ideia é a realização no inverno para amenizar a situação dos atletas. Será a primeira vez que a Copa acontecerá na estação mais fria do ano no hemisfério norte. Assim, alguns países, como a Rússia, estarão em períodos de forte neve. 

Outra mudança significativa deve acontecer nos calendários dos campeonatos nacionais. Os europeus estarão no meio da temporada e devem paralisar as competições para a realização do torneio. Já o futebol no Brasil, caso nada mude, estará na reta final do Brasileirão. 

Os clubes e ligas profissionais estavam contra a decisão. A proposta era que a Copa fosse realizada em maio, quando o calor no Qatar é forte, mas ainda não está em seu ápice. 

Outra questão preocupante para os europeus é o faturamento das grandes ligas. Como o torneio será realizado no meio da temporada, as federações se movimentavam para diminuir o impacto e realizar em outra data, mas não conseguiram. O máximo de "alívio" será a diminuição de dois dias no calendário. Ao contrário de outras edições, o Mundial terá 28 dias e não um mês completo. 

“A final será em um domingo, que também é o dia nacional do Qatar, e, a princípio, tentaremos tudo em 28 dias. O próximo passo é ter conversas diferentes especialmente em relação ao calendário de jogos”, completou De Gregorio.