Topo

Possível final da Champions pode prejudicar Messi e Mascherano na seleção

AP Photo/Ariel Schalit
Imagem: AP Photo/Ariel Schalit

Do UOL, em São Paulo

19/03/2015 21h25

Chegar à final da Liga dos Campeões é o sonho de qualquer jogador que disputa a principal competição europeia de futebol. Entretanto, tal objetivo pode acabar se tornando um problema para dois jogadores do Barcelona, uma das equipes mais cotadas para conquistar o título. 

Javier Mascherano e Lionel Messi, dois dos principais jogadores da seleção argentina, podem ter problemas para integrar o plantel que disputará a Copa América no Chile caso o Barcelona consiga atingir seu principal objetivo na temporada.
 
De acordo com o regulamento da Fifa, os clubes são obrigados a ceder os jogadores convocados para suas respectivas seleções para competições oficiais com 15 dias de antecedência. A Copa América terá início em 11 de junho, com a primeira apresentação da seleção argentina marcada para o dia 13, contra o Paraguai. Todavia, caso a equipe catalã chegue à final da Liga dos Campeões, o jogo decisivo será disputado em Berlim no dia 06 de junho, a apenas cinco dias do início do torneio sul-americano.
 
Na opinião do volante Mascherano, apesar das regras, tem que haver bom senso, tanto da Federação Argentina de Futebol, quanto do próprio Barcelona. “Primeiro vamos tentar chegar à final da Liga, que é o objetivo que temos nas mãos. Seguramente serão realizados diálogos para decidir esta questão, mas eu creio que não se deve manter-se preso a um livro e uma lei, e sim ao bom senso.”
 
Apesar da preocupação do volante, segundo o diário catalão Mundo Deportivo, a UEFA afirma ter uma confirmação da Conmebol de que a entidade permitirá que atletas juntem-se às suas seleções após o prazo caso suas respectivas equipes estejam disputando a final da Liga dos Campeões. 
 
A situação poderia afetar não apenas Mascherano e Messi, mas outros jogadores que também integram os elencos das equipes classificadas para a próxima fase da Liga dos Campeões, como Neymar, os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, do PSG, além do uruguaio Edinson Cavani, companheiro dos brasileiros na equipe francesa, e Arturo Vidal, destaque da Juventus e da seleção chilena.