Topo

Thiago Ribeiro cobra dívida do Cruzeiro na justiça. Clube recorre ao TST

Thiago Ribeiro processa o Cruzeiro por conta de dívida referente aos direitos de arena - Alexandre Schneider/Getty Images
Thiago Ribeiro processa o Cruzeiro por conta de dívida referente aos direitos de arena Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

19/03/2015 16h01

Thiago Ribeiro move uma ação contra o Cruzeiro reivindicando direitos de arena referentes à disputa de duas edições da Copa Libertadores da América: 2008 e 2009. O atacante foi derrotado em primeira instância e, posteriormente, conseguiu reverter a decisão do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG). O clube recorre e tenta se livrar de uma possível indenização ao atleta.

A agremiação de Belo Horizonte, onde o atual jogador do Santos esteve entre 2008 e 2011, está com um recurso interposto no Tribunal Superior do Trabalho (TST), o qual foi indeferido. O Cruzeiro está recorrendo em face desta decisão, mas segundo um advogado da área consultado pelo UOL Esporte, as chances de o clube virar são remotas. Quanto ao valor definido pelo juiz do caso – R$ 200 mil –, o mesmo profissional assegura que deve ser elevado.

O atleta de 29 anos é representado por Leonardo Laporta no processo contra a agremiação presidida por Gilvan de Pinho Tavares. O advogado detalha a situação e explica que o atacante não é o único a processar o clube por conta do repasse dos direitos de arena, o que corresponde a 20% da verba televisiva adquirida pela agremiação.

“O Cruzeiro está recorrendo para Brasília. De qualquer forma, o processo vai à Brasília. Com o indeferimento deste recurso, eles vão entrar com um novo recurso para questionar se deveria ter sido indeferido esse processamento ou não”, disse à reportagem.

Conhecido por representar muitos atletas contra os principais clubes da elite do futebol brasileiro, Laporta espera que a situação seja resolvida rapidamente: “Esta matéria está sendo muito julgada em Brasília. Há duas semanas, tive um julgamento do Hugo Leonardo, que jogou faz tempo aí no Cruzeiro. Estava perdendo e ganhei lá em Brasília”, comentou.

Thiago Ribeiro, inclusive, não é o único atleta do elenco cruzeirense daquela época a processar o clube por conta de dívida referete aos direitos de arena das Copas Libertadores da América.

“Quanto a esta matéria, temos processos do Marquinhos Paraná, do Jonathan, do Lauro, do Jadilson, do Leonardo Silva. Todos esses contra o Cruzeiro, sendo que o Atlético-MG também tinha essas ações, só que o Atlético fez acordo em todos”, avaliou o advogado, que busca um acordo com o bicampeão nacional:

“Existe interesse em buscar acordo, com certeza. Sempre a solução de uma demanda é a conciliação. Esta é a melhor das hipóteses, mas ela tem que ocorrer dentro das expectativas. Então, a gente até tem tentado buscar, mas há uma dificuldade por conta da fase financeira dos clubes. Temos ações contra quase todos os clubes da Série A, como Corinthians, São Paulo, Palmeiras”, declarou.

“Os clubes não tinham interesse em fazer acordo. Porém, diante do posicionamento lá de Brasília, o que está sendo definido e tem sido garantido aos atletas, há uma tendência de os clubes tentarem acertar. Depende muito da tratativa. A diretoria do Cruzeiro, por enquanto, não nos procurou”, concluiu.

A diretoria não se pronuncia sobre a ação movida por Thiago Ribeiro contra o Cruzeiro. A versão do clube é que os advogados responsáveis por defendê-lo no Tribunal Superior do Trabalho são os únicos cientes da situação. Eles, contudo, não estão autorizados a conversar sobre o assunto com a imprensa.