Topo

Cruzeiro vai mal, mas Damião e meia garantem 1º triunfo na Libertadores

Do UOL, em Belo Horizonte

20/03/2015 00h08

O Cruzeiro, enfim, desencantou na Copa Libertadores da América. Os comandados de Marcelo Oliveira precisaram de três partidas para balançar a rede de um adversário e alcançar o seu primeiro triunfo. Os autores dos gols da vitória, por 2 a 0, sobre o Mineros de Guayana, da Venezuela, não poderiam ser outros: Leandro Damião e Marquinhos.

Com o triunfo no Estádio Polideportivo Cachamay, em Guayana, o atual bicampeão brasileiro chega a cinco pontos, mesmo número do Universitário de Sucre, da Bolívia. O Mineros permanece com um, enquanto o Huracán, da Argentina, tem três.

O time de Belo Horizonte volta a atuar pelo torneio internacional no dia 8 de abril, quando receberá o Mineros de Guayana, no Mineirão. O compromisso é válido pela quarta rodada do grupo 3.

Fases do jogo: O primeiro tempo do Cruzeiro assustou aos torcedores. Embora tenha aberto o placar com Leandro Damião, logo aos 11 minutos, a equipe encontrou dificuldades na maior parte deste período.

Surpreendentemente, o Mineros teve mais posse de bola nos 45 minutos iniciais e criou as melhores oportunidades. O lateral direito Luis Vallenilla e o meia-atacante Ebby Pérez foram os atletas que mais incomodaram a defesa, sobretudo o lateral esquerdo Eugenio Mena.

Nas costas do chileno do Cruzeiro, o time mandante criou as suas melhores chances, chegando constantemente à meta do goleiro Fábio. O camisa 1, inclusive, realizou uma excelente intervenção no primeiro tempo. Ele cortou finalização de Luis Vallenilla com os pés.

No ataque, os comandados de Marcelo Oliveira ficaram refém de Marquinhos. O meia-atacante foi o termômetro da equipe e criou as melhores chances. Municiado pelo camisa 30, Leandro Damião foi quem mais finalizou.

A exibição da etapa inicial acarretou em reclamação do camisa 9. O centroavante deixou o campo queixando-se da falta de posse de bola: “Estamos devendo ainda, porque a gente fala que na Libertadores tem que marcar, correr e ajudar. A gente tem que tocar a bola também. Nosso time é muito técnico para isso. Se a gente tocar a bola, a gente consegue ampliar o placar. A gente está no ritmo da Libertadores, marcando, pegando, mas tem que tocar mais”, afirmou.

Marcelo Oliveira ficou quase 20 minutos conversando com os seus atletas no intervalo. O papo do treinador, contudo, não foi o suficiente para que a equipe mudasse de postura na etapa complementar.

O Cruzeiro seguiu acuado e com a marcação frouxa, dando espaços para o Mineros criar suas oportunidades. Sorte do time brasileiro que as finalizações, sobretudo de Peña e Cabezas, sempre foram longe do gol defendido por Fábio.

No meio do primeiro tempo, Marcelo Oliveira acionou Charles e Ceará, o que mudou a marcação da equipe. Melhor posicionado no campo de defesa, o time mineiro pôde chegar com mais frequência ao ataque. E em um destes lances de contragolpe, Marquinhos ampliou o marcador.

O melhor: Marquinhos. O meia-atacante correu bastante, chegou com frequência à linha de fundo, criou as melhores oportunidades e ainda teve a incumbência de acompanhar os atletas que tentaram atacante pelo lado direito do ataque do Cruzeiro. De quebra, marcou o gol da vitória nos minutos finais do confronto.

O pior: Eugenio Mena. O lateral esquerdo foi muito mal. Perdido em campo, ele deu brechas para Luis Vallenilla e Ângelo Peña criarem jogadas ofensivas para a equipe mandante. Para piorar, sequer atacou.

Chave do jogo: O gol anotado por Leandro Damião aos 11 minutos do primeiro tempo foi primordial para o primeiro triunfo do Cruzeiro na Libertadores. A chance do camisa 9 foi uma das poucas criadas pela equipe comandada por Marcelo Oliveira.

Toque dos técnicos: Marcelo Oliveira escalou um time com marcação deficiente, mas melhorou o quesito ao colocar o volante Charles na vaga de Giorgian De Arrascaeta e o lateral direito Ceará na posição ocupada por Mayke.

Ciente da dificuldade de marcação de Eugenio Mena, o técnico Marcos Mathias colocou o lateral direito Luis Vallenilla e o meia-atacante Ângelo Peña para atuarem nas costas do lateral esquerdo. Ao perceber o cansaço de um dos atletas, o treinador acionou Luis Guerra. O apoiador seguiu jogando nas brechas dadas pelo chileno.

Para lembrar
Fome de gol:
Leandro Damião estufou as redes adversárias sete vezes em nove partidas com a camisa do Cruzeiro. A média de 0,77 gol por jogo remete à excelente fase vivida pelo centroavante no período em que defendeu o Internacional.

Ficha técnica
Mineros de Guayana x Cruzeiro

Motivo: Terceira rodada do grupo 3, Copa Libertadores 2015
Data/Hora: 19/03/2015, às 22h15 (horário de Brasília)
Local: Estádio Polideportivo Cachamay, em Guayana (VEN)
Arbitragem: Carlos Vera (EQU)
Assistentes: Christian Lescano (EQU) e Carlos Herrera (EQU)

Gol: Leandro Damião – 11’/1º (1-0); Marquinhos – 37’/2ºT (2-0)

Cartão amarelo: Eugenio Mena, Leandro Damião, Paulo André (Cruzeiro)

Mineros de Guayana: Rafael Romo; Luis Vallenilla, Julio Machado, Anthony Matos e Gabriel Cichero; Arnold López, Edgar Jiménez, Ângelo Peña (Luis Guerra – 23’/2ºT) e Ebby Perez (Rubén Rojas - 28'/2ºT); Richard Blanco e James Cabezas. Técnico: Marcos Mathias

Cruzeiro: Fábio; Mayke (Ceará – 17’/2ºT), Léo, Paulo André e Eugenio Mena; Willian Farias, Henrique, Alisson (Judivan - 40'/2ºT), Marquinhos e Giorgian De Arrascaeta (Charles – 17’/2ºT); Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.