Topo

Calendário gera reclamação e pode mudar para não prejudicar o Cruzeiro

Treinador questionou proximidade dos jogos no Mineiro e na Libertadores - Fernando Llano / AP
Treinador questionou proximidade dos jogos no Mineiro e na Libertadores Imagem: Fernando Llano / AP

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2015 14h55

Crítico assíduo do calendário brasileiro, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, teve mais um motivo para reclamar neste início de ano. Após a vitória no clássico do último domingo, contra o América-MG, o atual campeão estadual já garantiu matematicamente presença na semifinal do torneio. O primeiro jogo da nova fase, no entanto, está marcado para o dia 12 de abril, a apenas dois dias antes da equipe visitar o Huracan, na Argentina. A possibilidade de ter que poupar jogadores não agradou ao treinador.

“Só tenho a registrar que tivemos um jogo na quinta-feira (na Venezuela), viajamos a noite toda para jogar o clássico. No ano passado, já tínhamos feito isso. É muito desgastante, porque são jogos decisivos. Lá na frente, teremos um jogo no domingo, da semifinal, e jogaremos pela Libertadores na terça-feira. Você não pode trocar um time numa semifinal de campeonato”, comentou o treinador, após a vitória no último domingo.

A insatisfação do treinador não deve ficar apenas nos microfones. Há a possibilidade real do Cruzeiro ter a data de sua primeira partida na semifinal do Mineiro alterada, dando mais tempo para a equipe se organizar para seu compromisso na Libertadores. Com a provável classificação do Atlético-MG no estadual, o rival também tem chances de ter seu jogo transferido para uma outra data, já que no dia 15 tem compromisso marcado contra o Atlas, no México.

A proximidade das datas ocorreu, sobretudo por conta da divulgação do calendário do Conmbol, divulgado posteriormente ao do Mineiro.

“Na semana passada, passamos o sábado e o domingo descansando. Há uma incoerência, uma falta de planejamento, de programação, para que não tenham jogos de Libertadores e decisivos do Mineiro tão próximos, isso desgasta”, completou Marcelo Oliveira, referindo-se à folga do Cruzeiro no final de semana do dia 14. A partida contra o Mamoré foi adiada e só será realizada nesta quarta-feira, no Mineirão.