Topo

Ex-presidente do Santos revela que teve 'depressão braba' após caso Neymar

Laor entrou em "depressão braba" após saber de contrato entre empresa do pai de Neymar e Barcelona - Bruno Thadeu/UOL
Laor entrou em 'depressão braba' após saber de contrato entre empresa do pai de Neymar e Barcelona Imagem: Bruno Thadeu/UOL

Do UOL, em São Paulo

23/03/2015 22h05

Então presidente do Santos quando da venda de Neymar para o Barcelona, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, o Laor, caiu em depressão após saber do pré-contrato firmado entre a empresa do pai do craque e o clube catalão antes mesmo da transferência do jogador. E quem garantiu foi o próprio Laor, nessa segunda feira, durante entrevista à Fox Sports.

"O pai de Neymar me pressionava para vendê-lo, mas eu segurei, orientei o garoto, disse pra ele se firmar como ídolo nacional, como Ayrton Senna. Então dei um plano de carreira e assinamos um novo contrato com ele. Mal sabia eu que ele já estava assinado com o Barcelona. Eu não podia proibir ele de conversar com ninguém", contou Laor, aos 75 anos.

Questionado sobre se ficou surpreso ao saber do pré-contrato assinado entre a empresa do pai de Neymar e o Barcelona antes mesmo do Mundial de Clubes de 2011, cuja final foi disputada entre as duas equipes e terminou com o Santos goleado por 4 a 0, Laor revelou que o caso afetou até mesmo sua saúde.

"O que mais me espantou foi o compromisso que já havia lá atrás. Entrei em depressão braba. Eu fiquei sabendo depois, em maio ou junho do ano passado, e dei uma entrevista na qual eu teci minhas considerações sobre o caso. Então ele me acionou na Justiça e o assunto está sub judice até hoje. Os meus advogados me orientaram a não falar mais sobre o assunto", revelou o ex-presidente santista.

Por fim, Laor afirmou que, apesar dos pesares, a venda de Neymar foi um bom negócio."O Santos fez o melhor negócio possível. Havia duas escolhas: ou ele saía de graça no fim do contrato ou aceitava os 17 milhões àquela altura. Com ele ganhamos títulos importantes e resgatamos o amor-próprio dos santistas", concluiu.

A venda de Neymar para o Barcelona foi uma das transações mais obscuras da história recente do futebol. Entre idas e vindas, o valor total da venda do jogador foi de 17 a 81 milhões de euros. A transferência, aliás, já causou a queda do então presidente do Barcelona e vem sendo investigada pelo Fisco espanhol.

No ano passado, o Blog do Rodrigo Mattos revelou que a empresa do pai de Neymar havia recebido 40 milhões de euros dias antes do Mundial de Clubes de 2011 a fim de garantir ao Barcelona a prioridade na compra do craque brasileiro.