Topo

Volante supera desconfiança no Atlético-MG e ganha espaço com Levir Culpi

Danilo Pires se destacou nos treinos e ganhou espaço no elenco do Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Danilo Pires se destacou nos treinos e ganhou espaço no elenco do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2015 15h29

Contratado pelo Atlético-MG no começo desta temporada, o volante Danilo Pires chegou sob desconfiança. Apesar de ter apenas 23 anos, completados nesse sábado (21), o jogador está em seu 9º clube diferente. Outro fato que gerou uma certa dúvida foi a passagem anterior pela Cidade do Galo, ainda como atleta de base, que durou quase um ano, entre 2010 e 2011. Dedicado nos treinos, Danilo tem ganhado prestígio com Levir Culpi.

Diante do Tombense o volante foi titular do Atlético pela primeira vez. Danilo Pires foi a opção para o lugar de Rafael Carioca, poupado pelo treinador alvinegro. O atleta que virou profissional no futebol do Uruguai, defendendo o River Plate local, provou que a decisão foi acertada.

De acordo com números do Footstats, Danilo Pires não errou um passe sequer, além de ter desarmado os adversários em três lances. “Estou trabalhando no dia a dia lá na Cidade do Galo para conseguir meu espaço aqui dentro do Atlético. O professor vem olhando o que estou fazendo e me dando oportunidades”, comentou o volante, que estreou pelo clube somente no final de fevereiro, contra o América-MG, quase dois meses depois de contratado.

Com a titularidade contra o Tombense, Danilo Pires teve a chance de jogar em quatro dos últimos cincos jogos. O jogador jogou alguns minutos no clássico com o Cruzeiro e também contra o Santa Fe, pela Copa Libertadores. Mas até se tornar uma das primeiras opções de Levir, Danilo teve de superar uma forte concorrência.

É justamente na posição dele que o Atlético tem mais jogadores. Ao todo são sete volantes disputando duas posições no time. Além dos titulares Leandro Donizete e Rafael Carioca, Levir conta com o próprio Danilo Pires, Josué, Pierre e Eduardo para o setor, além de Lucas Cândido, fora da briga em função de uma lesão no joelho esquerdo.

Agora, o trabalho de Danilo Pires é para ficar mais tempo em campo. Foram 183 minutos no gramado nos cinco jogos que ele disputou pelo Atlético. Antes de jogar a partida inteira com o Tombense, Danilo somava apenas 93 minutos nas outras quatro aparições. E nessa busca por mais espaço, Danilo levou um susto nos minutos finais no Ipatingão, quando se queixou com o departamento médico do clube. Situação logo esclarecida pelo próprio atleta. “Não foi nada. Apenas levei um pisão no pé e agora já está tudo tranquilo”.