Topo

Ainda longe dos paulistas, Atlético-MG é o 4º clube em novos sócios no ano

Atlético-MG vai investir em propaganda para alavancar programa de sócios - AFP PHOTO/Douglas MAGNO
Atlético-MG vai investir em propaganda para alavancar programa de sócios Imagem: AFP PHOTO/Douglas MAGNO

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2015 05h00

Tão logo assumiu a presidência do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno traçou uma meta ambiciosa: conseguir passar a marca de 100 mil sócios em curto espaço de tempo. A primeira ação foi uma pequena reformulação no Galo na Veia, o programa de sócio-torcedor do clube. Reduzir o preço de uma modalidade e dar descontos no valor do ingresso em outra foram algumas medidas adotadas. O resultado aparece no ranking de novos associados em 2015. O Atlético é o quarto colocado, atrás apenas de Palmeiras, Corinthians e São Paulo, o famoso ‘trio de ferro’.

De janeiro até 23 de março são 5.092 novos sócios, o que fez o clube mineiro passar a marca de 40 mil sócios-torcedores. No entanto, o crescimento ainda é tímido, se comparado com os gigantes da capital paulista, de acordo com o Torcedômetro do Movimento por um Futebol Melhor. O Palmeiras é o líder disparado em 2015, com 38.863 adesões, enquanto Corinthians e São Paulo conseguiram 18.006 e 16.562 novos sócios, respectivamente.

A direção do Atlético aposta no potencial da torcida para alavancar seu programa. Após contratar uma empresa para entrevistar vários associados, o clube entendeu que os moldes atuais do Galo na Veia são satisfatórios, faltando apenas criar mais benefícios. A partir de agora o investimento vai ser em propagandas, com a presença constante dos jogadores.

“Contratamos uma pesquisa qualitativa sobre o sócio-torcedor e pesquisamos sobre o valor justo, sobre o que o torcedor pensa. Por incrível que pareça o torcedor acha barato o Galo na Veia Prata. E no Black ele colocou uma redução de 20 a 30% no valor, algo que a gente já esperava”, explicou Daniel Nepomuceno.

A partir dessa pesquisa, o Atlético definiu os valores para os sócios para a temporada 2015/2016. A modalidade Prata custa R$ 35 por mês e o associado tem preferência na compra dos bilhetes e ainda conta com um desconto na compra. Já a modalidade Black tem entrada garantida em todos os jogos como mandante e o valor realmente foi reduzido. Caiu de R$ 2.850 para R$ 2.400 para quem for renovar à vista. Já quem dividir o valor ou novos integrantes vão pagar R$ 2.640 em 12 vezes.

De acordo com o orçamento para 2015, aprovado pelo conselho deliberativo no final do ano passado, o Atlético planeja faturar R$ 20 milhões com o Galo na Veia. Em 2013, por exemplo, o lucro com o programa foi de R$ 11,6 milhões, como divulgado no balanço daquele ano. O demonstrativo financeiro referente ao ano passado ainda não está disponível.