Topo

Pai de Neymar: "Jamais burlamos legislação para ele jogar no Barcelona"

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 17h38

O pai de Neymar falou a respeito da polêmica transferência que levou o filho do Santos para o Barcelona em meados de 2013. Um dia após a justiça espanhola pedir a prisão do atual e do ex-presidente do Barcelona, o pai e empresário do atacante voltou a reiterar a idoneidade do negócio.

O Ministério Público da Espanha levantou indícios de que o Barcelona e os representantes de Neymar tramaram operações financeiras com o intuito de ocultar o valor real da transferência em 2013.
 
De acordo com um documento apresentado pelo Tribunal de Madri, que a primeira parte da transação foi feita em 2011 com a N&N Consultoria (da família Neymar), a empresa ainda não existia formalmente - a empresa foi criada oficialmente três dias depois do primeiro acerto entre o clube espanhol e a família de Neymar.
 
Enquanto isso, a Audiência Nacional, em Madri, pediu 2 anos e 3 meses ao atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e 7 anos e 3 meses ao ex-mandatário do clube, Sandro Rosell. A Justiça espanhola quer ainda que o Barcelona pague 33 milhões (R$ 114 milhões) de indenização à União.
 
Leia a nota do pai de Neymar na íntegra:
 
"Quero manifestar a importância que tem para mim, que nenhum membro das minhas empresas e do meu entorno foi indiciado em nenhum processo judicial, contrariando o que alguns meio de comunicação têm noticiado durante os últimos dias no Brasil, evidenciando uma ausência total de informação e contrariando a verdade.
 
O chamado "Caso Neymar", instaurado na Espanha para investigar a contratação do Neymar Jr pelo FC Barcelona, em nenhum momento nos afetou juridicamente.
 
Estou convencido de que as pessoas envolvidas neste processo desenvolveram seus esforços sempre respeitando as leis do Brasil e da Espanha, sempre em concordância com o estatuto da FIFA.
 
Temos a certeza de que todas as ações realizadas para que o Neymar Jr pudesse jogar no FC Barcelona foram absolutamente legais, supervisionadas pelos melhores advogados e que jamais burlamos alguma legislação".
 
Neymar da Silva Santos