Topo

Produtividade e sem cláusula para o exterior. Saiba como Guilherme renovou

Guilherme segue em recuperação no Atlético-MG e deve ser liberado para jogar e breve - Bruno Cantini/Atlético-MG
Guilherme segue em recuperação no Atlético-MG e deve ser liberado para jogar e breve Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2015 12h42

As conversas para a renovação do contrato de Guilherme começaram em maio do ano passado. Mas o acerto entre os empresários do jogador e a direção do Atlético-MG aconteceu quase dez meses depois, apenas dois dias antes do término do vínculo que se iniciou em março de 2011. Para que chegassem a um acordo e acertassem por mais nove meses, as duas partes tiveram de ceder e algumas cláusulas foram incluídas na negociação, como apurou o UOL Esporte.

Da parte do clube, por exemplo, o Atlético aceitou não colocar multa para uma possível proposta internacional. Visando colocar Guilherme mais uma vez fora do país, os empresários do jogador, os irmãos Sérgio e Ivan Suárez, acertaram com Deco. Desde o começo deste mês o ex-jogador do Barcelona e do Chelsea se tornou o responsável por cuidar da carreira de Guilherme na Europa. Deco tem bom tramite entre os clubes da Inglaterra, Espanha, Portugal e França. No entanto, janela de transferências para o futebol europeu está fechada neste momento.

Do lado do jogador foi preciso aceitar algumas cláusulas de produtividade. Algo proposto pelo Atlético logo no começo da conversa e prontamente rejeitado pelos agentes do meia. Portanto, além de um salário fixo, Guilherme tem metas para cumprir, como número mínimo de jogos, gols, assistências e conquistas pelo clube. Então, para ter a valorização que tanto desejava, o atleta vai ter de mostrar em campo que merece.

No começo de janeiro Guilherme teve mais uma lesão muscular, dessa vez na coxa direita. Como já está em fase de transição entre o departamento médico e o trabalho em campo, o jogador deve estar em condições para enfrentar o Santa Fe, dia 9 de abril. Sobre a renovação, o jogador se mostrou muito satisfeito. Através de sua assessoria de imprensa pessoal, Guilherme divulgou uma nota celebrando a prorrogação de contrato com o Atlético.

Veja a nota na íntegra:

Hoje, estou vivendo um dos dias mais importantes da minha carreira.

Minha história foi marcada por dias de glória, porém sempre acompanhada de dias de luta, o que fez a vontade de escrever novos capítulos prevalecer.

São, quase completos, quatro anos de recomeços e muita persistência no dia a dia, em que, às vezes, tinha um roteiro ingrato para o atleta.  Houve momentos que não foram captados por olhares alheios e nem iluminados pelos "refletores da mídia". Em instantes assim, somente você é capaz de ter conhecimento de todo o contexto e, diante dele, tomar a decisão de acreditar ou não que a determinação vale a pena. Mas eu acreditei. Mesmo após dez, doze, quinze vezes, como queiram, eu não deixei de acreditar que a sensação de vencer novamente compensa todo o esforço.

Considero esta data como um novo momento de glória, parecido com aquele 10 de julho de 2013, quando os refletores do estádio se reacenderam para mim. Ou no dia 25 do mesmo mês, quando todos os que estavam no Mineirão foram ao limite físico e emocional e viram que tudo vale a pena. Ou ainda, no dia 15 de outubro de 2014, quando o sentimento de acreditar foi colocado à prova máxima.

Fico feliz de receber a oportunidade de prolongar esta história e, quem sabe, transformar toda luta em mais glórias para o Atlético nesta temporada. Eu vejo a renovação desta trajetória como um gol marcante com a camisa do Galo, pois, desde o início, o 'acreditar' foi uma palavra diária na minha rotina.  Afinal, sempre acreditei que eu superaria cada novo obstáculo e que os bons momentos podem falar mais alto no mundo do futebol.