Topo

Como artilheiro do Cruzeiro se tornou peça crucial na melhor defesa do país

Goleador do Cruzeiro no ano com oito gols, Leandro Damião contribui para marcação da melhor defesa do país - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Goleador do Cruzeiro no ano com oito gols, Leandro Damião contribui para marcação da melhor defesa do país Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2015 06h02

O Cruzeiro é o time da Série A do Campeonato Brasileiro que menos sofreu gols neste início de temporada. O bom momento da defesa, que teve a sua rede vazada em quatro oportunidades nos 11 jogos disputados, é atribuído aos atacantes. Artilheiro da equipe neste ano, com oito gols anotados, Leandro Damião é apontado como ponto fundamental para a marcação.

“A questão de marcação não se resume somente à defesa, nos zagueiros. Ela começa no Damião e no Marquinhos. Os atacantes têm que preencher espaços e marcar bastante. Eles ajudam lá atrás. O dialogo também contribui. Isso tende a crescer bastante”, disse o zagueiro Léo

“Tem vários pontos que devem ser citados. O dialogo é essencial, a conversa, a questão de leitura e de característica de cada jogador. A questão do meio de campo em si estar preenchendo os espaços. A defesa, o meio e o ataque são pontos a serem citados para que a defesa venha a ser um ponto positivo. A marcação se inicia no Marquinhos e no Damião. É isso que vem fazendo com que a defesa tenha bons números”, acrescentou o defensor.

A colocação do centroavante como peça chave para o sistema defensivo pode soar estranho para muitos. As constantes tentativas de roubar a bola dos adversários, entretanto, são evidenciadas pelo número de faltas cometidas – seis (6) – no Campeonato Mineiro.

Nesta quarta-feira, às 22h, no Mineirão, o camisa 9 será peça fundamental para contribuir em mais um triunfo do Cruzeiro. O jogo é diante do Mamoré e adiado pela oitava rodada do torneio regional.

Mesmo que os comandados de Marcelo Oliveira estejam desfalcados de quatro titulares – Eugenio Mena, Alisson e Giorgian De Arrascaeta estão em suas respectivas seleções e Marquinhos será poupado pela comissão técnica –, Leandro Damião estará em campo e será o grande astro da equipe.

Além da importância na marcação, o jogador é a principal esperança de gols do time, já que balançou as redes adversárias em oito oportunidades em 10 jogos e conta com a invejável média de 0,8 gol por partida.

Ficha técnica
Cruzeiro x Mamoré

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 25/3/2015 – às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Sérgio Luiz Avelino (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Marley Leite da Silva (MG)

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Paulo André e Gilson; Willian Farias, Henrique, Neilton (Duvier Riascos), Judivan e Joel (Marcos Vinícius); Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Mamoré: Gilberto; Bruno Limão, Juliano, Thales e Ernani; Erick, Alan Bahia, Maxsuel, Diego Salles e Jonathan Reis; Bruno Aquino (Flávio). Técnico: Pael.