Topo

Cruzeiro esbarra no Mamoré, empata, mas toma a liderança do Mineiro

Sem meia de criação, Mayke foi um dos responsáveis por distribuir as jogadas - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Sem meia de criação, Mayke foi um dos responsáveis por distribuir as jogadas Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2015 23h54

Em jogo adiado pela oitava rodada, o Cruzeiro recebeu o Mamoré nesta noite de quarta-feira no Mineirão e arrancou um empate por 1 a 1 já no final do jogo. Com um gol de Damião, artilheiro do campeonato, com oito gols, a equipe de Marcelo Oliveira igualou todos os outros concorrentes no número de jogos e assumiu a liderança do Campeonato Mineiro. Agora, a Raposa tem 21 pontos, os mesmos da Caldense, mas supera a Veterana no saldo de gols.

Já classificado as semifinais, o Cruzeiro tem mais dois jogos para garantir o primeiro lugar na primeira fase. No final de semana, a equipe vai a Patos de Minas enfrentar a URT, atualmente na oitava colocação, com sete pontos.

Fases do jogo

Jogo praticamente de ataque contra defesa. Em campo, um Cruzeiro mais intenso, com completo domínio da partida, pecando apenas na hora de finalizar. Com cinco minutos, Damião já tinha carimbado o travessão de Gilberto. Limitado, o Mamoré poucas vezes chegou ao gol de Fábio no primeiro tempo, sem exercer perigo algum nas bolas paradas.

Sem nenhum criador de ofício no meio-campo, a equipe celeste explorou bastantes as descidas pelo lado direito, principalmente com Mayke e Judivan. Na faixa central do gramado, Joel encontrou dificuldades para armar, já que a organização das jogadas não é o ponto forte do camaronês. No lado esquerdo, Riascos teve uma boa oportunidade ainda no começo da partida, mas, visivelmente fora de ritmo, ficou aquém do esperado e foi substituído por Neílton no segundo tempo.

Por não marcar diante das sete oportunidades na etapa inicial, o Cruzeiro pagou o preço no início do segundo tempo. Na primeira chance real do Mamoré, Juliano ganhou na altura e testou firme a bola que veio do escanteio para abrir o placar.

A entrada de Neílton melhorou principalmente o lado esquerdo do Cruzeiro. Embora ainda pecando na hora de finalizar, o setor ganhou mais mobilidade com o garoto. O atacante até chegou a fazer um gol, bem anulado por conta do impedimento.

Mesmo martelando, o Cruzeiro esbarrou na boa organização. Na base do nervosismo, tentou o empate no abafa e acabou conseguindo já no final do jogo. Com o artilheiro Leandro Damião, o time empatou nos cinco últimos minutos do jogo e tomou a liderança do estadual.

O melhor: Não só pelo gol que evitou a derrota, mas pelo comprometimento e entrega dentro de campo, Damião segue mostrando que voltou à boa fase de artilheiro.

Chave do jogo: O gol de Damião aos 41 minutos garantiu o Cruzeiro no topo da tabela, além de impedir a derrota em pleno Mineirão. De quebra, o atacante ainda se isolou de vez na artilharia do torneio, agora com oito gols.

Para lembrar:

Além de Marquinhos, poupado com desgaste muscular, o Cruzeiro também não contou com outros três titulares. O uruguaio Arrascaeta e Alisson estão em suas respectivas seleções, assim como o chileno Mena, substituído por Gilson.

CRUZEIRO 1x1 MAMORÉ

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data-hora: 25/3/2015 – às 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Sérgio Luiz Avelino (MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Marley Leite da Silva (MG)

GOLS: Juliano, 9'2ºT (0-1); Leandro Damião, 41'2ºT (1-1)
Cartão amarelo: Não houve.
Cartão vermelho:  Não houve.
Público/Renda: 5.978 pagantes/R$170.080,00.

Cruzeiro: Fábio; Mayke, Léo, Paulo André (Manoel - Intervalo) e Gilson; Willian Farias (Marcos Vinícius - 18'2ºT), Henrique, Judivan, Riascos (Neílton - Intervalo), Joel; Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.

Mamoré: Gilberto; Pablo, Juliano, Thales; Bruno Limão (Radar - 42'2ºT), Maxsuel, Erick (Denílson - 35'2ºT), Luizinho, Ernani;  Charles (Diego Sales - 22'2ºT) e Jonathan Reis. Técnico: Pael.