Topo

Ligado a Fred, novo técnico é escritor e mentor de sonho da cúpula do Flu

Fred e Ricardo Drubscky se cumprimentam no primeiro dia de trabalho do técnico no Flu - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fred e Ricardo Drubscky se cumprimentam no primeiro dia de trabalho do técnico no Flu Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/03/2015 06h00

Ainda pouco conhecido da torcida do Fluminense, o novo técnico do clube chegou cercado por rejeição de grande parte dos tricolores e até mesmo protesto de organizada antes do primeiro treino nas Laranjeiras. Ricardo Drubscky, no entanto, acumula um histórico de mais de 30 anos de carreira e até dois livros publicados sobre futebol, além do status de mentor de um antigo sonho da diretoria do time carioca, Enderson Moreira, hoje no Atlético-PR.

Outro fato curioso é a ligação com o camisa 9 Fred, principal estrela do elenco do Fluminense. O empresário do artilheiro, Francis Melo, é também assessor de imprensa do treinador, embora Drubscky negue qualquer relação com o novo comandado. Segundo ele, o agente do centroavante cuida apenas de seu contato com os meios de comunicação.

“Conheci o Fred hoje [terça-feira], antes do treino. O que nos une até aqui é ser mineiro, termos começado no América-MG, em momentos diferentes. É a única relação que temos. Agora que vou conhecê-lo. Se existir esse pensamento, é muita coisa maldosa. Não entrei no futebol hoje”, explicou Drubscky.

A relação entre os dois chegou a ser questionada nas redes sociais por causa de uma postagem no Twitter de setembro de 2014 em que Fred diz estar “devorando” um dos livros do novo técnico. Assim como o técnico, a diretoria também se apressou em afastar a possibilidade de que a contratação tenha acontecido a pedido do camisa 9.

“A gente optou por uma troca no comando técnico e tínhamos que analisar o cenário de várias formas. E eu e Mário Bittencourt [vice presidente de futebol] queremos fazer do jeito que achamos certo. Não vamos nos esconder. Seria muito fácil trazer um treinador que trouxesse uma tranquilidade aparente e depois não desse resultado. Indiquei o nome dele [Drubscky] e foi rapidamente aceito pelo Mário que conhecia o trabalho de outra passagem. O presidente Peter Siemsen também acreditou ser a melhor solução”, explicou o diretor executivo de futebol do Tricolor, Fernando Simone.

Outra ligação curiosa do novo treinador dado o passado recente do Fluminense é a com o atual técnico do Atlético-PR, Enderson Moreira. Pupilo de Drubscky no começo da carreira na função, o comandante do time paranaense era o favorito da diretoria tricolor para substituir Cristóvão Borges até ser empregado pela nova equipe.

Também assessorado por Francis Melo, Enderson agradou a diretoria do Fluminense em 2011, quando comandou o time entre a demissão de Muricy Ramalho e a contratação de Abel Braga. O treinador costuma apontar Drubscky como responsável por levá-lo a carreira de técnico enquanto os dois trabalharam juntos no Venda Nova, de Minas Gerais, em 1985. Na ocasião, o novo comandante tricolor treinava o time em que Enderson atuava nas categorias de base da equipe.

A fama de 'teórico' do futebol também foi ressaltada por dirigentes do Fluminense no ato da apresentação e da apresentação de Drubscky. O treinador tem dois livros publicados, sendo o segundo deles uma versão atualizada em 2014 do primeiro, lançado em 2003, "Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira".

“Tenho três filhos, plantei algumas árvores e escrevi dois livros. Gosto de escrever. Levo as minhas reflexões. Tem tido uma crítica boa do livro. É um hobby. Alguns gostam de música, outros de cerveja.. Eu gosto de escrever. Azar de quem perde tempo lendo o que escrevi”, brincou o treinador em sua apresentação.

Se pouco era conhecido do técnico de 55 anos, o nome causava estranheza apesar de não ser segredo. Questionado sobre a grafia 'diferente' do sobrenome Drubscky, Ricardo explicou que a origem de sua família é do Leste Europeu. Seus avós são ucranianos, enquanto os ascendentes mais antigos vieram da Polônia.

“Meu sobrenome é muito tranquilo. É só falar pausadamente. Se eu ficar no Fluminense esse ano todo, eles vão todos aprender meu nome”, brincou.

Após encarar o primeiro protesto como treinador do Fluminense ainda no primeiro treino, na última terça, a expectativa é de que Ricardo Drubscky não possa contar com muita paciência da torcida em sua estreia no comando da equipe, na próxima quinta, às 19h30, contra a Cabofriense, pela 12ª rodada do Campeonato Carioca. Na quinta posição do torneio, o time precisa de uma vitória para manter suas chances de ir às semifinais.

Mário Bittencourt condena atitude de organizada do Flu