Topo

Nem Zidane, nem Henry. Brasil perdeu em 2006 por erros do time, diz Robinho

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris (França)

25/03/2015 09h49

Robinho era reserva do time que foi eliminado na Copa de 2006. Um gol de Henry decretou a passagem da seleção francesa para as semifinais daquela competição. Quase dez anos depois, Robinho não atribui a derrota do Brasil à fantástica atuação de Zidane, tampouco o gol de Henry. O atacante diz que a seleção perdeu por seus erros coletivos, sobretudo por oferecer espaço para Zidane criar jogadas.

Para o amistoso de quinta-feira contra a França, às 17h (horário de Brasília), no Stade de France, Robinho começa a partida no banco.

“Acho que perdemos para nós mesmos. Se tivéssemos mais focados... Aquele jogo demos muito espaço para o Zidane. Lembro no banco. Acho que ele errou só um passe. A gente tentava gritar para alguém marcar ele”, recorda Robinho, que atuou ao lado de Zidane na passagem pelo Real Madrid.

Não é apenas a lembrança da derrota contra os franceses em 2006 que deixa Robinho incomodado. O atacante diz que os 3 a 0 da França na decisão do Mundial de 1998 contra o Brasil também causa sentimento de revanche. Robinho ainda era criança quando a França levou o título de 98.

“O Zidane fez gols de cabeça e decidiu o jogo para eles. Como na época eu era torcedor, é uma lembrança muito ruim. Por tudo isso, os jogos contra a França têm sempre sentido especial. Espero conseguir tirar um pouco desse trauma”.