Topo

Polêmica termina e Barcelona voltará a jogar final no Camp Nou após 52 anos

Estádio Camp Nou pertence ao Barcelona e será palco da decisão da Copa do Rei - Felipe Floresti/UOL
Estádio Camp Nou pertence ao Barcelona e será palco da decisão da Copa do Rei Imagem: Felipe Floresti/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 15h45

A polêmica terminou. Nesta quarta-feira (25), foi anunciado que a final da Copa do Rei entre Barcelona e Athletic Bilbao acontecerá no Camp Nou, estádio da equipe catalã, no dia 30 de maio. Assim, o Barça voltará a disputar uma decisão em casa depois de 52 anos, segundo o twitter MisterChip, especializado em dados do futebol europeu.

A última vez que o conjunto azul-grená havia jogado uma final no Camp Nou foi em 1963, contra o Zaragoza, coincidentemente numa final da copa nacional. Na oportunidade, venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão.

A polêmica sobre o local da final da Copa do Rei começou depois que o Real Madrid se recusou a ser seu estádio, o Santiago Bernabéu, para ser palco da decisão. A opção merengue fez com que o clube deixasse de receber um milhão de euros (R$ 3,5 milhões), já que a Real Federação Espanhol de Futebol (RFEF) costuma assumir todos os custos da realização da partida.

O desejo de que a final acontecesse no Santiago Bernabéu, inclusive, era de Barcelona e Athletic Bilbao, que entraram com um pedido formal para que o local fosse palco da decisão. Com base no artigo 252 de seu estatuto, a RFEF poderia obrigar o Real Madrid a ceder seu estádio, mas preferiu não fazer.

Antes de se decidir pelo Camp Nou, foram especulados os estádios Mestalla, do Valencia, e o La Cartuja, localizado em Sevilha.

A decisão foi feita em uma reunião da RFEF com os representantes dos clubes. Inicialmente, aconteceu uma votação entre as opções Valencia/Sevilha e Bilbao/Barcelona. A primeira opção recebeu 17 votos, enquanto a segunda ficou com 27. Na sequência, o Camp Nou teve 26 votos, enquanto o San Mamés (estádio do Bilbao) recebeu 18.

A final da Copa do Rei é disputada em jogo único. O Barcelona se classificou para a decisão ao eliminar o Villarreal, enquanto o Athletic Bilbao passou pelo Espanyol.