Topo

Lesão, pena na Itália, seleção. Todos estão contra C. Rodríguez no Grêmio

Cristian Rodríguez não consegue jogar pelo Grêmio. E são muitos motivos para isso - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Cristian Rodríguez não consegue jogar pelo Grêmio. E são muitos motivos para isso Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2015 10h00

Quando uma coisa dá errado, é azar. Duas, ok. Mas quando tudo parece dar errado, daí sim fica difícil. E é exatamente assim que o Grêmio se sente e relação a Cristian Rodríguez. Contratado por quatro meses, ele teria, no máximo, 13 jogos no clube gaúcho. Mas não contava com uma imensa falta de sorte. Vários fatores, um após outro, confabulam para diminuir os minutos de Cebolla vestindo azul, branco e preto. Uma lesão ainda não curada, a seleção uruguaia, uma pena de quatro jogos por expulsão na Itália, tudo rema contra a utilização do meia-atacante. 

Primeiro foi o chamado para seleção do Uruguai para o amistoso contra o Marrocos. Seriam três partidas perdidas. O Grêmio tentou, mas não conseguiu liberação. Resignado, cederia o atleta após sua estreia. E foi quando ocorreu o segundo tropeço. 
 
Após aproximadamente 70 minutos em campo, Rodríguez sofreu uma lesão muscular na coxa direita. Não conseguiu mais atuar desde então, e foi cortado da seleção, algo que poderia ser até bom pois o quadro, considerado de grau 1, demandaria pouco tempo de recuperação. 
 
Porém a evolução não foi como esperado. O jogador ainda não consegue bater na bola com naturalidade e está sendo avaliado dia após dia pelo departamento médico do clube. "Introduzimos a corrida, e ele foi bem. Colocamos um pequeno trabalho com bola, e ele não se sentiu confortável. Com cautela, conversando com a comissão técnica, vamos fazer a liberação dele", disse o médico Felipe do Canto. "Ele disputa posição com o departamento médico. Não vou falar dele porque este jogador ainda não foi liberado", sentenciou Felipão.
 
Não bastasse isso, a pena de quatro jogos devido a expulsão diante do Atalanta e sua última partida pelo Parma, na Itália, não foi revertida em pagamento pelo STJD. A entidade brasileira não quis interferir na determinação ocorrida na Europa. O Grêmio, agora, contratou um advogado italiano, mas não parece otimista na reversão do caso para que Cebolla possa atuar na estreia da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, diante do Campinense, na Paraíba. 
 
"Houve um cuidado muito grande do STJD, temos que aceitar. Vamos batalhar na Itália para reverter isso. Ele [Cristian] já saiu de lá e não pode ser impedido de trabalhar. Lá funciona um tribunal de penas, não é um julgamento como aqui. Se eles aceitarem, temos razões e certeza que poderemos acertar isso para que a pena não seja aplicada. O Parma não mandou advogado, fazendo com que ele fosse condenado à revelia", falou o diretor de futebol gremista, César Pacheco. 
 
Fora da partida do próximo domingo diante do São Paulo-RS, Cristian vê a chance de completar a cota máxima de 13 jogos ainda viva. Mas se a pena italiana não for alterada, ele precisará ficar fora de quatro jogos de âmbito nacional. O primeiro pela Copa do Brasil, no dia 1º. E se o Grêmio vencer por dois ou mais gols de diferença, evitando o jogo de volta, fica três para o Brasileiro. Com isso ele disputaria apenas oito jogos com a camisa do Grêmio, contando que o Tricolor avance até a final do Gauchão. 
 
Contra tudo e contra todos, o Grêmio espera contar o mais rápido possível com Cristian Rodríguez, mas depende de muitas variáveis para isso. E enquanto não pode ter o uruguaio, Luan está ganhando espaço, Giuliano se firmando e Douglas crescendo de rendimento no meio-campo. Pelo menos aí, a torcida tem boas notícias.