Topo

Russell Crowe cogita comprar time de coração. Ele não aguenta mais sofrer

Russell Crowe em jogo do South Sydney Rabbitohs, time de rúgbi do qual é dono - Gareth Copley/Getty Images
Russell Crowe em jogo do South Sydney Rabbitohs, time de rúgbi do qual é dono Imagem: Gareth Copley/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 06h00

Imagine comprar o time de coração para tirá-lo de uma crise e colocá-lo na briga por títulos. Poucos podem fazer isso, e Russell Crowe é um deles. O ator de sucessos como “Gladiador” e “Uma Mente Brilhante” está cansado de sofrer com o Leeds United e cogitou tomar uma atitude drástica: virar dono do clube. E, para alegria da torcida, ele já mostrou que sabe como salvar uma equipe.

Indicado três vezes ao Oscar e vencedor em 2000 como melhor ator por sua atuação em "Gladiador", Russell Crowe não é só um famoso aventureiro disposto a gastar seu dinheiro no time pelo qual é apaixonado. O interesse em se arriscar no futebol inglês vem respaldado por uma experiência de nove anos como dirigente na Austrália. No último deles, viu seu time ganhar o maior campeonato local de rúgbi depois de 53 anos.

Crowe, dono de um cachê aproximado de US$ 20 milhões por filme, tornou-se um dos proprietários do South Sydney Rabbitohs em 2006 e precisou mudar muita coisa. “Quando eu era pequeno, o Rabbitohs era um time que disputava títulos, mas depois caiu em desgraça e se tornou uma equipe perdedora. Aos poucos, mudamos a cultura do time, a administração, elenco e comissão técnica, e nos tornamos campeões”, comentou ele à BBC.

Com essa visão, o ator neozelandês levantou a hipótese de comprar o Leeds ao conversar com fãs no Twitter. Muitos se animaram, e ele não recuou. “Torço pelo Leeds desde criança. Amo esse clube, mas como a maioria dos torcedores estou ficando um pouco impaciente”, avisou, dias depois do comentário nas redes sociais.

Atualmente, o Leeds está em 13º lugar na segunda divisão. Pouco para um time que já foi tricampeão inglês (1968-69, 1973-74 e 1991-92) e vice da Liga dos Campeões (1974-75), mas até hoje sofre as consequências uma grave crise financeira dos anos 2000 que o derrubou até a terceira divisão.

O clube, um dos grandes rivais do Manchester United, é de propriedade do italiano Massimo Cellino desde dezembro de 2013. O dirigente está impedido na Inglaterra de responder pelo clube devido a acusações de evasão fiscal que sofreu na Itália, já que omitiu detalhes do caso. Russell Crowe está de olho.