Topo

Se não reverter punição, Grêmio pode ter Rodríguez por menos de 10 jogos

Cristian Rodríguez tem perspectiva de atuar menos de 10 partidas no Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio
Cristian Rodríguez tem perspectiva de atuar menos de 10 partidas no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2015 14h10

O Grêmio tenta reverter a punição aplicada a Cristian Rodríguez na Itália. Suspenso por uma expulsão quando defendia o Parma, o jogador teve quatro jogos de suspensão definidos lá. Precisaria cumprir em jogos de âmbito nacional no Brasil. E com isso, jogaria no máximo nove partidas e Porto Alegre. 

Lesionado, Cristian Rodríguez não deve voltar ao Grêmio no duelo de domingo, contra o São Paulo-RS. Assim, seguiria com apenas 70 minutos em campo. E seu vínculo vai até o fim de junho. 
 
Com a punição mantida, Rodríguez teria quatro jogos para ficar fora. O primeiro deles, na próxima quarta-feira, diante do Campinense, pela Copa do Brasil, na Paraíba. Caso o Grêmio não evite o jogo de volta, cumpre o segundo no encontro de Porto Alegre. E perde, ainda, dois compromissos do Brasileirão. Disputando, assim, apenas nove jogos e sua passagem pelo Grêmio até o fim do primeiro contrato. Mas se o Tricolor vencer o duelo de ida por dois ou mais gols, evitando a volta, Cristian precisará cumprir três jogos do Brasileiro, fechando somente oito jogos no time gaúcho. E isso contando que a equipe vá até a final do Gauchão. Se não for a cota será ainda menor. 
 
Mas o clube portoalegrense tenta reverter o quadro. Primeiro buscou via STJD a mudança na pena para pagamento de cestas básicas. Não conseguiu. E agora apela para o tribunal italiano. Com um advogado contratado na Europa, a ideia é ao menos amenizar a pena. 
 
"Tenho certeza que poderão aceitar isso. Nós temos certeza que a pena pode ser alterada e não aplicada da maneira que foi. O Grêmio investiu para ter este jogador, que não pode ser impedido de trabalhar", garantiu o diretor de futebol César Pacheco. 
 
Os jogadores do Grêmio voltam a trabalhar na tarde desta quinta-feira. O compromisso de domingo diante do São Paulo-RS vale pela penúltima rodada da primeira fase do Gauchão e está marcado para as 18h30 (horário de Brasília), na Arena.