Topo

Vice do SP protege Muricy de cornetas e marca reunião com elenco

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 06h00

Muricy Ramalho não soube encontrar palavras para explicar no início da madrugada de quinta-feira, depois da derrota do São Paulo por 3 a 0 para o rival Palmeiras, no Allianz Parque, as deficiências que tornam um time tão estrelado ineficiente. O técnico admitiu o mau rendimento, lamentou o fato de não ter jogado nenhum jogo em alto nível neste ano de 2015 e falou que é preciso mudar algo. E isso já começará na tarde desta quinta-feira, em reunião com o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro. 

Ficou programada para a tarde de quinta-feira, no CT da Barra Funda, antes do treino de reapresentação do elenco, uma conversa entre Ataíde Gil Guerreiro, comissão técnica e elenco. Quem esteve no vestiário do São Paulo ainda no Allianz Parque, após o jogo, afirma que a reunião terá tom crítico e cobranças intensas. 
 
Ataíde Gil Guerreiro, assim como desde o início das discordâncias internas que resultaram em momento turbulento para Muricy Ramalho há algumas semanas, defende a permanência do treinador. Para ele, uma troca neste momento não faria sentido, uma vez que o time disputa a fase de grupos da Copa Libertadores e está nas quartas de final do Paulistão. 
 
Pesa contra qualquer mudança, também, o fato de não haver treinadores considerados de alto nível no mercado. Mas há vozes discordantes no Morumbi, dentro da diretoria, que defendem a demissão neste momento - assim como o próprio técnico já admitiu, diferentemente da nota oficial publicada horas depois pelo presidente Carlos Miguel Aidar. 
 
Diretoria e comissão técnica avaliam que o elenco montado para 2015, apesar de não ser impecável, é um dos melhores - senão o melhor - do Brasil e acima dos rivais Palmeiras, Corinthians e Santos. No entanto, viu a equipe não conseguir vencer nenhum dos quatro clássicos que disputou em 2015: duas derrotas contra o Corinthians, uma derrota contra o Palmeiras e um empate contra o Santos. Para piorar, o São Paulo não fez nenhum gol em nenhum dos quatro jogos. 
 
Preocupa, especialmente, a falta de evolução da equipe. A avaliação, que nem Muricy Ramalho esconde mais, é que o time não jogou nenhuma partida em alto nível nesta temporada, e que o trabalho do técnico não tem surtido efeito. 
 
A avaliação do jogo contra o Palmeiras, em si, fica comprometida na visão da diretoria pela falha de Rogério Ceni em um dos primeiros lances da partida e pela expulsão de Rafael Toloi, logo depois.