Topo

Ceni tem motivos para sorrir: 100º gol marcado pelo goleiro completa 4 anos

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 06h00

Rogério Ceni deixou a área e caminhou lentamente até o campo de defesa do Corinthians. Àquela altura, o São Paulo já vencia o rival por 1 a 0. O goleiro, por sua vez, tentava chegar à marca histórica de 100 gols na carreira. A cena recorrente nos últimos anos, então, repetiu-se: o camisa 1 são-paulino cobrou a falta por cima da barreira, voltou a balançar a rede e levou à loucura os torcedores presentes à Arena Barueri.

Um dos principais momentos da carreira de Rogério Ceni completa quatro anos nesta sexta-feira. Na ocasião, o São Paulo estava há 11 jogos sem vencer o Corinthians -- depois de derrotar o rival por 3 a 1 em fevereiro de 2007, no Morumbi, pelo Paulistão, o time foi derrotado em sete clássicos.

O 100º gol de Rogério foi marcado aos 8 minutos do segundo tempo, após uma falta sofrida por Fernandinho próxima à área. Antes, Dagoberto fez 1 a 0 para a equipe treinada por Paulo César Carpegiani, no fim da primeira etapa. Dentinho diminuiu o placar pouco depois do gol de Rogério, mas o Corinthians não conseguiu empatar a partida.  

Quando marcou o 100º gol, Rogério completava 965 partidas com a camisa tricolor. Para chegar à marca histórica, Rogério precisou de 15 temporadas. O primeiro gol foi marcado no dia 15 de fevereiro de 1997, contra o União São João. Naquele ano, o goleiro repetiu a façanha mais duas vezes. Em 2005, ano da conquista da Libertadores e do Mundial, Rogério foi às redes em 21 oportunidades, na sua melhor temporada.

Desde o 100º gol, o goleiro-artilheiro marcou mais 25 gols pelo São Paulo (21 em cobranças de pênalti e outros quatro de falta). O goleiro, que já entrou em campo 1.200 vezes pelo clube paulista, registra média de 0,10 gol por jogo.