Topo

Ganso pode ser primeira vítima de mudanças de Muricy no São Paulo

Paulo Henrique Ganso deve perder espaço: Muricy quer ataque mais rápido - EFE/Mario Ruiz
Paulo Henrique Ganso deve perder espaço: Muricy quer ataque mais rápido Imagem: EFE/Mario Ruiz

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 17h55

Paulo Henrique Ganso pode ser o primeiro a encontrar menos espaço a partir de agora no São Paulo. Depois da derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, o técnico Muricy Ramalho se reuniu com o vice-presidente de futebol Ataíde Gil Guerreiro e foi mantido no cargo. A dupla, porém, já afirmou que haverá mudanças na meotodologia de trabalho. Uma delas, dentro de campo e por parte do treinador, é tentar deixar o time mais rápido, algo que passa por tirar Paulo Henrique Ganso da condição de titular absoluto. 

Muricy quer um time mais leve, principalmente no setor ofensivo. Sente que precisa fazer o São Paulo se movimentar mais e oferecer mais opções, criando espaços, no campo de ataque. Em má fase, Ganso ouvirá novas cobranças e poderá ser sacado.
 
Sem o camisa 10, Muricy Ramalho poderia armar um São Paulo com Michel Bastos, Alexandre Pato, Ricardo Centurión e Alan Kardec, por exemplo, no setor ofensivo. Mantém o desenho tático, com um atacante de área, dois pontas e um jogador solto entre os dois. Perde-se o passe de Ganso, mas ganha-se a velocidade de outro atleta.
 
Ganso poderia se manter em alta com a cúpula do São Paulo mesmo sem velocidade. A questão é que ele tem falhado justamente no passe, atributo que sempre lhe serviu de diferencial. Em 2015, são só duas assistências em jogos oficiais, e que aconteceram em partidas nada decisivas: contra Capivariano e XV de Piracicaba, pelo Paulistão. 
 
Os primeiros testes da nova cara que Muricy Ramalho quer dar ao São Paulo poderão ser vistos neste domingo, contra o Linense, no Morumbi. O treinador dificilmente escalará uma equipe titular para poupar seus principais jogadores para o duelo contra o San Lorenzo, quarta-feira, na Argentina, pela Copa Libertadores.