Topo

Lateral é chamado à seleção olímpica e expõe dilema de elenco do Palmeiras

João Pedro foi titular da lateral direita do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro de 2014 - Zanone Fraissat/FOLHAPRESS
João Pedro foi titular da lateral direita do Palmeiras na reta final do Campeonato Brasileiro de 2014 Imagem: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 14h19

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta sexta-feira (27) uma mudança na seleção olímpica convocada por Alexandre Gallo para amistosos contra Paraguai (às 21h30 desta sexta-feira, em Vitória-ES) e Chile (às 17h do de domingo, em São Luís). O lateral direito Claudio Winck, do Internacional, sofreu uma lesão e foi cortado do grupo. A vaga dele será ocupada por João Pedro, do Palmeiras. E isso expôs um dilema que a equipe alviverde terá de resolver no restante da temporada.

João Pedro é um dos representantes de uma geração que ganhou espaço na temporada passada, quando o Palmeiras teve de lutar até a última rodada para evitar o rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Alguns desses atletas perderam espaço em 2015, ano em que o time paulista contratou 19 reforços.

Na lateral direita, por exemplo, Lucas foi contratado do Botafogo e tomou conta da posição. Ayrton, que estava emprestado ao Vitória, voltou ao elenco alviverde no início deste ano. E João Pedro, titular até o fim de 2014, viu seu espaço minguar.

A situação mudou antes do fechamento das inscrições do Campeonato Paulista - Oswaldo preteriu Ayrton na lista final, que tem Lucas e João Pedro como opções para a lateral esquerda. O espaço limitado deve fazer com que o jogador que retornou recentemente de empréstimo seja novamente cedido a outro clube - Ayrton tem contrato com o Palmeiras até 2016.

O dilema entre apostar na base ou numa combinação entre reforços e experientes também aparece na zaga. O Palmeiras buscou em 2015 nomes como Vitor Hugo, Victor Ramos e Jackson. Isso diminuiu consideravelmente o espaço de Nathan, outro nome que já foi lembrado por Gallo em convocações para a seleção olímpica.

Na esquerda, o veterano Zé Roberto tem sido titular e destaque. João Paulo, outro jogador experiente, chegou no início do ano. E Victor Luis, egresso da base e titular na temporada passada, tem sido aproveitado por Oswaldo de Oliveira apenas como volante. Matheu Muller, outra revelação alviverde, foi emprestado ao Atlético-GO para o Estadual.

Até o espaço da maior aposta das categorias de base do Palmeiras tem sido limitado por essa situação. Gabriel Jesus foi inscrito no Paulista e tem sido usado por Oswaldo, mas concorre com Cristaldo e Leandro Pereira por minutos no ataque alviverde.