Topo

No auge de maratona, Corinthians vira melhor do Paulista e faz autocrítica

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 06h00

Ainda há uma partida no domingo, mas o Corinthians celebra o sucesso de seu planejamento para uma semana atípica e extremamente desgastante, com quatro jogos em oito dias.

Na última quinta-feira, em alto nível de intensidade e criatividade com seus titulares em campo, o Corinthians venceu o Penapolense por 5 a 3 e terminou a noite como o melhor time do Campeonato Paulista a três rodadas do fim da primeira fase, já que o Santos foi derrotado pela Ponte Preta. É verdade que os três gols sofridos no fim geraram alguma frustração, mas o saldo é bastante positivo.

Com as vitórias sobre Capivariano, no domingo, Portuguesa, na terça, e enfim Penapolense, o Corinthians melhorou seu aproveitamento e até alcançou índices históricos importantes: passou a ter sua melhor campanha do Paulista em 45 anos e um recorde de 27 partidas sem perder como mandante no Itaquerão. Mais importante que isso, também aumentou o repertório de Tite para as fases mais decisivas, seja do Estadual ou da Copa Libertadores.

Renato Augusto se recuperou de um problema no tornozelo, Bruno Henrique retornou de lesão e jogou bem, Guerrero aumentou sua média de gols, Malcom mostrou serviço, Jadson deu mais assistências, Emerson Sheik fez dois ótimos jogos...e, mesmo assim, Tite encontrou uma maneira de poder cobrar os atletas nos próximos dias.

Tudo porque, com a ausência de Gil, que acompanha Elias na seleção brasileira, a defesa tomou gols que não costuma tomar. Se nas primeiras 14 partidas do ano o Corinthians sofreu três gols, nas últimas três partidas sofreu cinco. O Capivariano marcou dois e o Penapolense fez outros três, quase todos nos minutos finais. O que, para Tite, também é sinal de desconcentração em virtude do grande número de jogos disputados.

Nos próximos contatos com o elenco, segundo demonstrou em entrevista coletiva, o treinador deve se ater muito a esse ponto e a necessidade de correções nos trabalhos de bola aérea, compactações e controle de jogo. Renato Augusto, depois da partida de quinta-feira, lembrou que é preciso ter mais posse de bola e menos ataques quando o time não consegue manter o mesmo ritmo.

Pela primeira vez na semana, Tite terá dois dias de treinamentos para preparar o time reserva que irá visitar o Bragantino no domingo, o que abre precedente para uma preparação melhor com a base que venceu a Portuguesa na terça-feira. Ainda há a possibilidade de retorno de Fábio Santos à lateral esquerda, o que deixaria Stiven Mendoza como único lesionado do elenco. Um saldo nada ruim para a semana de maratona.