Topo

Titular uma vez só, Elano é aprovado como 'babá' de jovens e deve renovar

Elano ao lado do pequeno Lucas Otávio e do goleiro John Victor, do sub 20 - Divulgação/Santos FC
Elano ao lado do pequeno Lucas Otávio e do goleiro John Victor, do sub 20 Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

27/03/2015 06h00

O meia Elano só atuou uma partida como titular desde que retornou ao Santos no início do ano – na vitória santista por 4 a 1 diante do Marília, no interior de São Paulo, válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Na ocasião, o técnico Marcelo Fernandes poupou a maioria dos titulares.

Mesmo assim o Santos já acenou que deseja renovar o contrato de Elano, que tem vínculo com o clube até o fim do Campeonato Paulista. A diretoria santista e a comissão técnica estão satisfeitas com a principal função do meia no elenco – instruir os atletas mais jovens fora de campo.

Elano aconselha os atletas mais jovens a tomar decisões na carreira. O meia, ao lado de Robinho, foi um dos principais responsáveis por defender os “pratas da casa” na queda de braço com o técnico Enderson Moreira.

Dirigentes santistas, inclusive, dizem nos bastidores que Elano "adotou" atletas como Lucas Otávio, Gustavo Henrique e Gabigol. Além dos conselhos, o meia dedica seu tempo nos treinos a ensinar os jovens a cobrarem faltas, uma de suas especialidades dentro de campo.

“Estamos trabalhando [com relação ao Elano], é outro que interessa. Estamos trabalhando para mantê-lo até o fim do ano, por dois anos, vamos ver ao que chegamos”, disse o presidente Modesto Roma.

O técnico Marcelo Fernandes confirmou que, hoje, Elano é mais importante fora do que dentro de campo e, por isso, merecer ter o seu contrato estendido na Vila Belmiro.

"[Tem que renovar] porque futebol não se resume só nas quatro linhas com os 11 jogadores. Muitas vezes você tem alguns jogadores no banco que são muito mais úteis para você fora, ou quando entra, do que alguém que está jogando. O Elano é um jogador desses. É um atleta que tem história no clube, que fez de tudo para voltar e está dando conta do recado. Até concordo que ele jogou pouco, mas as poucas vezes entrou muito bem. É um jogador que, certamente, vai acrescentar muito ao Santos ainda", afirmou o técnico.

Elano é visto pelos mais jovens como um “modelo de atleta” por tudo conquistou dentro do clube e também no futebol europeu. Pelo Santos, o meia conquistou o bicampeonato brasileiro [2002 e 2004], bicampeão paulista [2011 e 2012] e Copa Libertadores da América de 2011.

Longe da Vila Belmiro, Elano alcançou o auge na carreira entre 2006 e 2010, quando foi titular em toda a primeira passagem de Dunga pela seleção brasileira. O meia, inclusive, foi um dos melhores atletas da seleção na Copa do Mundo da África do Sul de 2010. Mas, após marcar dois gols no Mundial, ele teve a grande participação interrompida devido a uma lesão na canela.

Na Europa, Elano se destacou atuando pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e também teve passagens por Manchester City, da Inglaterra, e Galatasaray, da Turquia.