Topo

Adeus, fair play? Missão de Tite agora é domar "bad boys" do Corinthians

Busca pela disciplina é uma das prioridades de Tite - EFE/MAURICIO DUEÑAS CASTAÑEDA
Busca pela disciplina é uma das prioridades de Tite Imagem: EFE/MAURICIO DUEÑAS CASTAÑEDA

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 06h00

Na cartilha de trabalho conjugada diariamente por Tite no Corinthians, se sabe que vencer não é o bastante.

A disciplina de seus jogadores em campo, intimamente, é extremamente relevante para o treinador. Algo que, nesse retorno ao clube, ele ainda não conseguiu pôr em prática da mesma maneira que antes.

Os números de faltas cometidas e expulsões, em especial, têm incomodado. Os rankings disciplinares elaborados pelo Footstats (ver rodapé) indicam que o Corinthians não mantém até aqui o espírito de jogo limpo que caracterizou as passagens anteriores de Tite e até mesmo Mano Menezes pelo clube. Na última semana, em entrevista coletiva, o treinador corintiano frisou certa preocupação com isso.

"Sei que tenho uma responsabilidade de educação, princípios. Mostrei hoje (sexta passada) um vídeo que o Fagner toma uma cusparada (de Fornaroli, do Danubio-URU) e é chamado de filho da p... duas vezes. Ele só baixa a cabeça, continua o lance e faz o gol (assistência para Guerrero). Isso é ser homem, ter caráter, vencer sendo o melhor", contou publicamente.

Dois fatores, em especial, explicam porque o Corinthians já não consegue ser mais disciplinado como antes. Um deles é o perfil dos jogadores, muitos deles mais agressivos na marcação (Petros, Bruno Henrique, Edílson, Fagner, Mendoza, Cristian e Guerrero, entre outros).

O lateral Edílson, por exemplo, vem sendo alvo da atenção de Tite para reduzir sua quantidade de entradas duras. Paolo Guerrero, com 28 faltas cometidas em 10 jogos, é o segundo mais faltoso do Paulista.

Também pesa o fato de o Corinthians versão 2015 se expor mais que o habitual nas temporadas anteriores. A avaliação é de que o sistema de hoje atual é mais vulnerável e que faltas técnicas, para atrasar a transição de jogo do adversário, se tornaram um expediente mais comum. Antes, com marcação mais posicionada, o time tinha maior controle sobre as ações rivais.

Nesse cenário, o ponto que realmente preocupa no aspecto disciplinar é a quantidade de vermelhos. Guerrero, Fábio Santos, Cássio e Gil já foram expulsos em 2015 e, na avaliação de Tite, erraram nos lances que geraram cartões.

Dados do Corinthians no Paulista, segundo o Footstats

Faltas cometidas: 8º menos faltoso

Cartões amarelos: 5º menos advertido no ranking

Mais expulsões: 6º com mais vermelhos no ranking

Dados do Corinthians na Libertadores, segundo o Footstats:

Faltas cometidas: 8º menos faltoso no ranking

Cartões amarelos: 2º menos advertido no ranking

Mais expulsões: 3º com mais vermelhos no ranking