Topo

Danilo reflete preferência de Dunga na lateral e rouba espaço de D. Alves

João Henrique Marques

Do UOL, em Londres

28/03/2015 08h58

1,85m, versátil, forte e comedido ofensivamente. As características do lateral direito Danilo na seleção brasileira refletem profundamente o que quer Dugna para o setor. As performances apresentadas, principalmente, com pequeno apoio ofensivo deixam Daniel Alves distante do retorno. O Brasil encara o Chile, domingo, às 11h (de Brasilia), no estádio Emirates, em Londres.

O lateral do Barcelona é visto para Dunga como jogador de segunda linha do time. Na primeira, Dunga quer jogador próximo aos meias em caso de perda de bola, mas que façam poucas ultrapassagens. Os dois laterais, juntos, no campo de ataque é opção vetada.

"O Dunga pede essa marcação forte com as linhas compactadas e tenho que focar em encurtar os espacos dos adversários. Está muito bom jogar assim na seleção", destacou Danilo.

O jogador do Porto-POR atua com a mesma função do outro lateral, Fillipe Luís. Por lá, o reserva Marcelo tem dificuldade de agradar Dunga por conta do ímpeto ofensivo. Ele vive excelente fase no Real Madrid-ESP, mas sequer ainda atuou com o treinador - deve fazer a estreia domingo contra o Chile.

"Vamos com calma. O Marcelo era até outro dia criticado no Real Madrid. A gente observa, não precisa ter pressa. Aviso para os jogadores que estamos observando tudo, ninguém precisa se preocupar em fazer campanha", comentou o tecnico.

Ja a situação de Daniel Alves é diferente. O lateral tem sido criticado no Barcelona por conta dos erros excessivos de passe, e está envolvido em especulações de transferência para o PSG-FRA que o atrapalham internamente. A vaga na seleção para a Copa América é considerada impossível.

Mesmo com o corte de Maicon logo no primeiro amistoso após a Copa do Mundo, Dunga não convocou Daniel. A opção de momento é ter FAbinho, lateral do Monaco-FRA no banco de reservas. Por sinal, um jogador alto de 1,89m com as mesmas características de Danilo.

Na primeira passagem pela seleção, Daniel Alves chegou a ser destaque do time de Dunga, mas atuando na segunda linha. Foi assim que virou um dos protagonistas na final da Copa América de 2007 contra a Argentina, na Venezuela, quando entrou ainda no primeiro tempo no lugar do lesionado Elano e marcou um dos gols da vitória por 3 a 0