Topo

Drone, sinalizador e suspensão. Confusões marcam eliminatórias da Euro-16

Sérvio Mitrovic puxa bandeira da Albânia que resultou em confusão e suspensão da partida - MARKO DJURICA / REUTERS
Sérvio Mitrovic puxa bandeira da Albânia que resultou em confusão e suspensão da partida Imagem: MARKO DJURICA / REUTERS

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 06h00

O jogo entre Rússia e Montenegro, nessa sexta, pelas eliminatórias para a Eurocopa 2016, não terminou. O meia Dzagoyev foi atingido por um objeto lançado das arquibancadas e o fato desencadeou uma grande confusão entre os jogadores das duas seleções, que acabou com a Rússia se retirando de campo aos 22 minutos do segundo tempo.

Não foi só: no primeiro tempo, aos 13 segundos de jogo, o goleiro russo Akinfeev foi alvo de um sinalizador que atingiu sua cabeça. O jogo ficou paralisado por mais de meia hora. Apesar do susto e de queimaduras leves, o jogador passa bem.

Absurdo? Mas essa não foi a primeira vez nas eliminatórias da Euro-16 que uma partida foi marcada por confusões e interrupções. Pelo contrário: jogos recheados de polêmicas tem se tornado lugar-comum na competição europeia.

Em 14 de outubro passado, o jogo entre Sérvia e Albânia foi interrompido aos 41 minutos do primeiro tempo após um drone sobrevoar o gramado com uma bandeira albanesa com a mensagem "autochthonous" – uma referência à autonomia do país.

Na ocasião, jogadores e torcedores das duas seleções começaram uma confusão generalizada que culminou na suspensão da partida após meia hora de interrupção. Após avaliar a confusão, a Uefa definiu o placar de 3 a 0 para a Sérvia. Os dois países vivem um conflito étnico que já dura décadas.

Na rodada seguinte das eliminatórias, no dia 16 de novembro, o confronto entre Itália e Croácia também precisou ser interrompido depois que sinalizadores foram jogados no gramado do estádio San Siro, em Milão. Houve paralisação por 72 minutos e o jogo terminou empatado por 1 a 1. Antes da partida, torcedores italianos vaiaram o hino croata, o que teria motivado a torcida da Croácia a atirar os sinalizadores no campo.