Topo

Fim de uma era? Perto de deixar o Barcelona, Xavi é fotogrado no Qatar

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 08h35

O volante Xavi, um dos pilares da era mais vencedora da história do Barcelona, está muito perto de encerrar sua trajetória como jogador no clube catalão. Seduzido por uma proposta de 10 milhões de euros anuais (R$ 35 milhões), ele já se encontra no Qatar para fechar contrato com o Al Sadd. Na sexta-feira, o espanhol foi fotografado ao lado de duas crianças cataris.

Aos 35 anos, Xavi tem repetido à imprensa espanhola que sua queda de rendimento é determinante para sua decisão de deixar o Barcelona. "Em alto nível, me falta futebol, está claro. Eu posso sentir as dificuldades para recuperar meu corpo e preciso medir os esforços. Não tenho mais a mesma condição de jogar a cada três dias", revelou.

O meio-campista faz parte de um plano dos dirigentes cataris para a Copa do Mundo de 2022, que será realizada no país do Oriente Médio. A intenção é que ele possa colaborar com a formação de atletas e ocupe o cargo de técnico do Qatar na competição.

De acordo com o jornal catalão Sport, o acordo entre Xavi e o Al Sadd terá duração de três temporadas, com opção de prorrogar por mais um ano.

O ídolo culé não esconde que deseja seguir os passos de Pep Guardiola. Ex-volante do Barcelona na década de 1990, o comandante do Bayern de Munique, em seus últimos anos como atleta, atuou no futebol do Qatar – seu clube entre 2003 e 2005 foi o Al-Ahli – antes de iniciar os trabalhos como treinador.

Há duas semanas, em partida contra o Eibar pelo Campeonato Espanhol, Xavi alcançou a marca de 750 jogos com a camisa do Barcelona – é quem mais atuou pelo clube. Em 17 temporadas, conquistou 22 títulos e anotou 84 gols.