Topo

Jogo contra o Red Bull vira teste de evolução para o Palmeiras no Paulista

Dudu estreou no Palmeiras em jogo contra o Red Bull. Dois meses depois, contra o mesmo rival, tentará mostrar quanto evoluiu - Ricardo Nogueira/Folhapress
Dudu estreou no Palmeiras em jogo contra o Red Bull. Dois meses depois, contra o mesmo rival, tentará mostrar quanto evoluiu Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 06h00

O próximo domingo será fundamental para o processo de construção do novo Palmeiras. O time alviverde teve de lutar até a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014 para evitar o descenso à segunda divisão e foi inteiramente reformulado depois disso. Foram 19 reforços, e o resultado imediato disso foi uma oscilação no início do Paulistão. E alguns fatores fazem com que o próximo domingo (29) tenha peso enorme para dar parâmetros a essa evolução.

O principal motivo para isso é o adversário. O Red Bull, próximo rival do Palmeiras no Campeonato Paulista, também foi o último time que a equipe alviverde enfrentou nos amistosos de pré-temporada. Separadas por pouco mais de dois meses, as partidas podem servir para balizar o processo de evolução da equipe.

O amistoso que fechou a pré-temporada, por exemplo, foi a estreia de Dudu no Palmeiras. Contratado após ter defendido o Grêmio na temporada passada, o camisa 7 precisou de um tempo para se encaixar na equipe. Hoje em dia concentra a maioria das jogadas ofensivas alviverdes.

A defesa que encarou o Red Bull também foi a que tem sido titular no Paulista (Fernando Prass; Lucas, Tobio, Vitor Hugo e Zé Roberto). O Palmeiras não é vazado há três rodadas (vitórias sobre XV de Piracicaba, São Bernardo e São Paulo), e essa sequência o transformou no time que menos tomou gols no torneio estadual.

Na pré-temporada, a defesa ainda era uma das principais preocupações do Palmeiras. O time alviverde venceu o amistoso contra o Red Bull por 3 a 2, por exemplo, mas deu muito espaço ao adversário e correu riscos - Edmilson chegou a empatar nos minutos finais, mas o gol foi anulado.

O Red Bull também é um bom parâmetro pela campanha no Paulista. O time da fabricante de energéticos somou 18 pontos até aqui e ocupa a segunda posição no Grupo A, cujo líder é o São Paulo (26 pontos).

O jogo contra o Palmeiras será realizado às 18h30 deste domingo (29), em Campinas, no estádio Moisés Lucarelli. O time da capital já está classificado para as oitavas de final do Campeonato Paulista.