Topo

O melhor jogador do Brasileirão no PES 2015 é um reserva do Corinthians

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 06h00

Responda rápido: quem é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2015? Você pode pensar em muitos nomes. Mas, aposto, irá ignorar aquele que é considerado o melhor atleta do campeonato pelo PES 2015, único entre os mais importantes games de futebol do mundo virtual que conta com a competição verde-amarela.

Para os produtores da Konami, a empresa japonesa responsável pela série, o posto de número 1 do game é o volante Cristian, reserva do Corinthians. Para quem joga PES, o jogador tem rating 83. Apenas o atacante Ricardo Oliveira, do Santos, se iguala ao meio-campista nesse quesito.

Em comum, os dois chegaram ao futebol brasileiro em 2015, seis meses depois do lançamento do game. Eles foram incluídos nos elencos dos respectivos times na atualização de meio temporada - no mesmo pacote, o Brasileirão perdeu nomes como Adriano (83, pelo Atlético-PR) e Kaká (83, pelo São Paulo).

Enquanto isso, titulares do técnico Tite no elenco corintiano, que estavam no Brasil no ano passado, tem avaliações piores dentro do game. Jadson e Renato Augusto aparecem com rating de 79. Volantes, Elias tem 78 e seu parceiro Ralf, 77.

Números assim mostram a queda na avaliação dos times brasileiros na edição atual dos games de futebol. Enquanto o pior time do Brasileirão no PES 2014 era a Portuguesa, com 76 de rating geral, na versão atual o melhor time tem 74 - Corinthians e São Paulo. Os jogadores tiveram queda similar: os cinco melhores do PES 2014 eram Ronaldinho (92), Luís Fabiano (89), Alexandre Pato (89), Fred (89) e Alex (89) - como comparação, a lista dos cinco melhores do Fifa 14 (e que ainda está disponível na versão online gratuita Fifa World) tem Seedorf (82), Ronaldinho (82), Kaká (82), Fred (82) e Alex (82).

A mudança é fruto da notificação de atletas brasileiros exigindo direitos de imagem às duas maiores produtoras de games de futebol, Konami (PES) e EA Sports (Fifa). Com os clubes incapazes de fornecer garantias legais de que os processos não se repetiriam, o Fifa 2015 foi lançado sem o Brasileirão, mesmo com a empresa tendo contratos com os times brasileiros em vigência, e o PES 2015 saiu com clubes nacionais (exceção aos participantes na Libertadores 2014) usando jogadores genéricos - originalmente, por exemplo, Rogério Ceni era Rojeio.