Topo

Cruzeiro vence com boa atuação de Marquinhos e segue líder do Mineiro

Jogadores do Cruzeiro comemoram vitória sobre a URT neste domingo - Washington Alves/Light Press
Jogadores do Cruzeiro comemoram vitória sobre a URT neste domingo Imagem: Washington Alves/Light Press

Do UOL, em Belo Horizonte

29/03/2015 17h54

Marcelo Oliveira decidiu testar a escalação de Marcos Vinícius no setor de criação do Cruzeiro. E o jogador correspondeu. Foi do jovem de 21 anos a assistência para a finalização de Marquinhos que culminou no primeiro gol da vitória sobre a URT, por 2 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro. Joel fez o outro em passe de Marquinhos.

Com o triunfo, o bicampeão brasileiro permanece na liderança isolada do Estadual, com 24 pontos conquistados, enquanto a equipe comandada por Eugenio de Souza se mantém com sete pontos e cai para a 11ª colocação, correndo sérios riscos de rebaixamento ao Módulo II do torneio regional.

Fases do jogo: As ausências de sete titulares fizeram com que o Cruzeiro tenha encontrado dificuldades, sobretudo na criação de jogadas. No primeiro tempo, a equipe de Marcelo Oliveira pouco incomodou o sistema defensivo adversário.

As poucas chances criadas pelo atual primeiro colocado do Campeonato Mineiro saíram dos pés de Marcos Vinícius. O apoiador, inclusive, arriscou uma finalização da intermediária, mas acertou Carciano.

Escalado na ponta esquerda, Judivan utilizou de sua velocidade para chegar com mais frequência à área adversária. O garoto, porém, encontrou dificuldades para se desvencilhar da marcação imposta por Rafinha.

Defensivamente, o time de Belo Horizonte foi irretocável. O zagueiro Manoel e o volante Charles se destacaram na marcação dos homens de frente da URT, sobretudo o meio-campista, responsável por anular Júnior Paraíba.

Na volta do intervalo, o ritmo do Cruzeiro foi outro. Com mais movimentação dos homens de frente, a equipe confundiu a marcação adversária e chegou ao gol logo aos cinco minutos de partida. Marquinhos recebeu ótima passe de Marcos Vinícius e balançou a rede defendida por Luiz Fernando.

Com o gol, o time da capital mineira se recuou e deixou com que a URT se aproximasse mais de sua meta. Não é à toa que o goleiro Fábio foi obrigado a fazer uma belíssima defesa em finalização do meia-atacante Júnior Paraíba.

Em um contra-ataque mortal, o camaronês Joel balançou a rede de Luiz Fernando. O lance aconteceu no último segundo da partida.

O melhor: Marquinhos. Ausente no compromisso anterior, por cansaço muscular, o meia-atacante segue se destacando com a camisa do Cruzeiro. Neste domingo, ele foi o responsável por fazer o primeiro gol do time mandante no triunfo sobre a URT.

O pior: Júnior Paraíba. O meia-atacante da URT pouco acrescentou à equipe. O apoiador não deu liga ao mandante e encontrou dificuldades para se desvencilhar da marcação do volante Charles.

Chave do jogo: O gol de Marquinhos, aos cinco minutos do segundo tempo. O meia-atacante aproveitou o passe de Marcos Vinícius e assegurou o triunfo e a liderança do Cruzeiro nesta rodada do Campeonato Mineiro.

Para lembrar: Foi a primeira partida de Marcos Vinícius como titular do Cruzeiro. O jovem apoiador pertence ao Náutico e está emprestado ao clube da Toca da Raposa II até dezembro deste ano. Para contratá-lo em definitivo, a agremiação terá que pagar R$ 900 mil ao detentor de seus direitos econômicos.

Ficha técnica
URT x Cruzeiro

Local: estádio Zama Maciel, em Patos de Minas
Data-hora: 29/3/2015 – às 16h
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Leandro Salvador da Silva
Cartão amarelo: Bruno Formigoni, Marzagão (URT); Gilson (Cruzeiro)

Gols: Marquinhos – 5’/2ºT (0-1); Joel - 49'/2ºT

URT: Luiz Fernando; Rafinha, Martinez, Carciano e Marcel (Bruno Donizete – 17’/2ºT); Marzagão, Bruno Formigoni, Robinho (Robson – 30’/2ºT), Júnior Paraíba e Ramon (Wellington – 6’/2ºT); Edu Pina. Técnico: Eugenio Carlos Souza.

Cruzeiro: Fábio; Ceará, Manoel, Léo e Gilson; Willian Farias, Charles (Eurico – 22’/2ºT), Marquinhos e Marcos Vinícius (Joel – 19’/2ºT); Judivan (Gabriel Xavier – 30’/2ºT) e Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira.