Topo

Duelo mais antigo de Minas, Atlético e Villa se enfrentam de olho na semi

Último Atlético x Villa Nova em BH foi no Mineirão, em 2013, e o meia Luan participou da vitória por 2 a 1 - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Último Atlético x Villa Nova em BH foi no Mineirão, em 2013, e o meia Luan participou da vitória por 2 a 1 Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

29/03/2015 06h00

O Atlético-MG completou 107 anos de fundação durante a semana, em 25 março. Assim como o clube alvinegro, o Villa Nova também é de 1908, mas de 28 de junho. O jogo desta tarde, às 16h, no Independência, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, valei muito mais do que a busca por vagas na semifinal da competição. Trata-se do duelo mais antigo do futebol de Minas Gerais.

Embora as duas agremiações sejam de 1908, o primeiro encontro aconteceu somente em 1912. Vitória alvinegra por 5 a 1, em jogo amistoso disputado em um antigo campo de futebol de Belo Horizonte. Desde então foram mais de 233 jogos, mas as duas equipes apresentam as próprias estatísticas.

O Atlético contabiliza 142 triunfos, 50 empates e 42 derrotas. Já na conta do Villa Nova são 43 vitórias, 51 empates e 140 derrotas. Portanto, certeza mesmo, apenas que o duelo desta tarde é o de número 235. E o Atlético chegam em situação bem melhor. O time de Levir Culpi pode se classificar até mesmo com derrota, desde que o América seja derrotado pelo Tombense.

Já o Villa Nova só disputará a fase final do Mineiro com uma grande combinação de resultados, que passa pelo triunfo sobre o rival alvinegro e um empate no jogo de Tombos. Só então a equipe de Nova Lima chegaria até a última rodada com chances de classificação. Por outro lado, conseguir uma vaga no Brasileiro da Série D é um sonho bem mais possível. Aliás, neste domingo o time de Nova Lima vai atingir a marca de 3 mil partidas disputadas em quase 107 anos de fundação.

“Se olhar para o passado, é preciso valorizar esse jogo. O Villa Nova é um time que sempre fez partidas duríssimas e não vai ser diferente dessa vez. E nós temos dois jogos pelo Estadual antes de pegar o Santa Fe. Então o pensamento é pegar um padrão nesses jogos e vamos encarar da melhor maneira possível, pois é assim que tem de ser contra o Villa”, explicou o técnico Levir Culpi como vai ser a postura do Atlético.

Com isso, o time alvinegro vai com o que tem de melhor para enfrentar a equipe de Nova Lima. Sem atuar desde 25 de fevereiro, na derrota para o Atlas, o zagueiro e capitão Leonardo Silva está relacionado, mas deve começar a partida no banco de reservas. Na 3ª colocação no Campeonato Mineiro, o Atlético ainda sonha com a liderança, mas precisa torcer contra Cruzeiro e Caldense, os dois primeiros, para ter vantagens na fase decisiva do torneio.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X VILLA NOVA

Data: 29 de março de 2015, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alves (MG)
Assistentes: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Patric; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan e Cárdenas; Carlos e Lucas Pratto
Técnico: Levir Culpi

VILLA NOVA: Dionathan; Edvan, Lídio, Cleyton e Toledo; João Paulo, Michel Eloi, Dodô e Gabriel Davis; Diego Clementino e Rafael Gomes
Técnico: Wellington Fajardo