Topo

Brasil de Dunga vira melhor defesa entre as seleções do topo do ranking

João Henrique Marques

Do UOL, em Londres

30/03/2015 12h00

Se há um aspecto que o Brasil de Dunga mostra grande evolução é defensivo. O time atua com setores compactos, jogadores quase sempre atrás da linha da bola pouco e é ameaçado, como na vitória contra o Chile por 1 a 0, domingo, em Londres. A situação faz a seleção brasileira ser a melhor defensivamente após a Copa do Mundo entre as dez melhores do ranking da Fifa.

Sendo vazada apenas duas vezes em um total de oito amistosos, o time tem média de 0,25 gols sofridos por jogo. Colômbia e Bélgica, terceiro e quarto colocados do ranking respectivamente, também têm dois gols sofridos após a Copa do Mundo, no entanto, em um total de seis jogos cada.
 
“Tomamos dois gols até agora, já mudamos a defesa por diversas vezes. A equipe dá poucas oportunidades de chegar até o nosso gol, é uma questão que as outras equipes têm algum êxito”, disse Dunga.
 
O Brasil ocupa atualmente a sexta colocação no ranking da Fifa. A seleção que está à frente é a Holanda, justamente a que mais sofreu gols entre as dez melhores da classificação: são 11 gols levados, em sete jogos.
 
A líder do ranking, a Alemanha, também tem números ruins no quesito. O time campeão da Copa do Mundo já sofreu nove gols, nos oito jogos disputados após o tetracampeonato.
 

Já a Argentina, a segunda melhor colocada levou cinco gols, em seis jogos. Completam o quesito, Portugal (sétimo lugar do ranking), com quatro gols sofridos, em seis jogos, França, com seis gols, em sete jogos, Uruguai (nono lugar), com cinco gols, em sete jogo e Itália (décima colocada), com quatro gols, em sete jogos.

Nos primeiros jogos de 2015, a seleção de Dunga só não passou ilesa a força da bola área da França. O time sofreu um gol de cabeça do zagueiro Varane após escanteio, mas virou a partida para 3 a 1 tendo bom comportamento defensivo com a bola rolando.
 
“A bola aérea é 50% para cada um. Mesmo assim tem se comportado muito bem”, destacou Dunga.