Topo

Cartola do Barça nega golpe no fisco com Neymar pai como 'olheiro'

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 11h46

Indiciado pela Justiça espanhola por fraude na negociação de Neymar, o presidente do Barcelona Josep María Bartomeu deu sua justificativa sobre a contratação do pai do jogador como um dos olheiros do clube. O dirigente negou irregularidades no acordo e defendeu a qualificação do agente para exercer a função.

“Há vários olheiros e um que contratamos é o pai de Neymar. Conhece o futebol brasileiro e consideramos que poderia nos ajudar no acompanhamento de vários jogadores e equipes do Brasil”, afirmou Bartomeu.

“Não o faz pessoalmente, mas tem vários técnicos em sua empresa e nos envia regularmente informes dos jogadores que estão observando, para vermos se há algum interessante que possamos contratar”, completou o dirigente.

Para exercer a função de olheiro, Neymar pai recebeu 400 mil euros do Barcelona. A Justiça espanhola vê indícios de irregularidade e afirma que o acordo se tratou de pagamento camuflado pela contratação do atacante – deixando de pagar impostos devidos e de prestar contas aos sócios do clube.

O juiz questionou Bartomeu sobre o conteúdo e a utilidade dos informes passados pelo pai de Neymar. O dirigente, porém, se esquivou de responder ao afirmar que, apesar de “ter visto vários deles”, o material não passava diretamente por seu departamento.

“A equipe de Zubizarreta [ex-diretor técnico] ou a secretaria técnica é quem controla e coordena os olheiros”, justificou.