Topo

Sem fazer alarde, Cruzeiro trabalha para trazer outro meia dentro de um mês

Diretoria trabalha para trazer uma companhia para Arrascaeta na criação - AFP PHOTO / AIZAR RALDES
Diretoria trabalha para trazer uma companhia para Arrascaeta na criação Imagem: AFP PHOTO / AIZAR RALDES

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2015 16h01

Apesar da pré-temporada do futebol brasileiro já ter sido encerrada, o Cruzeiro segue sua procura para se reforçar com mais um ‘camisa 10’ no elenco, função que hoje é desempenhada pelo uruguaio De Arrascaeta. É meia é o atual responsável por armar as jogadas e organizar o meio-campo celeste. Em ocasiões como as duas últimas rodadas do Campeonato Mineiro, no entanto, o jogador não esteve presente, já que serviu a seleção de seu país. Em momentos como esse, Marcelo Oliveira tem recorrido à jovens como Marcos Vinícius, como foi no último domingo, mas a necessidade do clube em contar com um atleta de nome segue como prioridade para o treinador.

A contratação de um novo meia não é vista apenas como uma opção para substituir De Arrascaeta, mas também para dividir suas funções dentro de campo. Nas partidas em que pôde mandar suas melhores peças, Marcelo Oliveira armou o Cruzeiro com Alisson e Marquinhos caindo pelos lado do campo e ajudando o meia central nas armações das jogadas. Como não é o forte de ambos os jogadores, era o uruguaio quem tinha toda a responsabilidade de organizar o jogo. Sem ele, o próprio Marquinhos ou até mesmo Joel já atuaram na faixa central, mas sem o mesmo desempenho mostrado em suas posições originais.

Pensando nisso tudo, o Cruzeiro ainda segue se preparando e trabalhando para encontrar mais um meia de criação. Se as dificuldades do mercado não permitiram que esse jogador chegasse ainda no início do ano, as pretensões da diretoria são de que essa nova peça reforce o time na segunda fase da Libertadores, caso o time avance às oitavas de final. Citando o carnaval como exemplo, Valdir Barbosa, gerente de futebol do clube, pediu paciência aos torcedores, mas assegurou que o time trabalha nos bastidores para trazer uma novidade, o que deverá acontecer até o mês de maio, quando começa a fase de mata-mata do torneio continental.

“O cruzeirense pode ter certeza que estamos atentos a qualquer tipo de negociação. As coisas começam a clarear a partir de agora, jogadores começam a aparecer, e com certeza o Cruzeiro vai ter aqui um camisa 10 à altura de disputar bem uma Libertadores. Estamos trabalho sem muito baile carnavalesco. Vamos deixar para fazer a festa depois que o jogador vier e conquistarmos um título com ele”, comentou ele, em entrevista à Rádio Globo.

Atualmente, Júlio Baptista seria o provável substituto de Arrascaeta. No entanto, o camisa 10 de 2013 está se recuperando de lesão, além de não contar com tanta confiança de Marcelo Oliveira para ganhar uma vaga entre os titulares. Jovens como Gabriel Xavier, Marcos Vinícius e até mesmo Alisson são as possíveis opções do treinador para qualificar seu setor criativo.