Topo

Uefa abre processos contra Montenegro e Rússia após incidentes em campo

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 17h18

A Uefa tomou as primeiras providências em relação aos incidentes ocorridos durante a partida Montenegro e Rússia, válida pelas eliminatórias da Euro 2016. Nesta segunda-feira, a entidade máxima do futebol europeu abriu processos disciplinares contra as duas federações.

A associação de Futebol de Montenegro, além de responder pelo comportamento da torcida no estádio de Podgorica, será cobrada pela interrupção do jogo da última sexta-feira. Já a Federação Russa de Futebol também terá de explicar a saída dos jogadores de campo.

A partida foi interrompida em dois momentos. Primeiro, logo nos primeiros segundos de jogo, o goleiro Akinfeev foi atingido por uma sinalizador atirado do setor onde estava a torcida montenegrina. O jogador russo foi atendido pelos médicos e levado ao hospital -- ele sofreu uma concussão e ferimentos no pescoço, mas deixou o hospital horas depois.

Depois de 35 minutos, a partida foi reiniciada. No segundo tempo, entretanto, mais objetos foram atirados no gramado após o russo Shirokov desperdiçar um pênalti (o placar, no momento, estava 0 a 0). Com isso, os jogadores da seleção da Rússia decidiram abandonar o campo a 23 minutos do apito final.

As duas seleções têm cinco pontos no Grupo G das eliminatórias da Euro. Áustria, com 13 pontos, e Suécia, com nove, ocupam as primeiras posições da chave e estariam, hoje, garantidas na competição. O terceiro colocado disputará uma repescagem.