Topo

Xavi é o quarto jogador do Barcelona na mira da Receita Federal Espanhola

Xavi está em negociações para deixar o Barcelona e acertar com o Al Sadd, do Qatar - REUTERS/Albert Gea
Xavi está em negociações para deixar o Barcelona e acertar com o Al Sadd, do Qatar Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 16h03

A Receita Federal Espanhola segue na cola dos jogadores do Barcelona. Depois de Lionel Messi, Gerard Piqué e David Villa (atualmente no New York City, dos Estados Unidos), agora é o meia Xavi que está na mira. O jogador está sendo investigado por duas supostas irregularidades, segundo informações do jornal espanhol “La Vanguardia”.

A primeira seria por conta dos direitos de imagem, que o jogador teria declarado, mas com um cálculo distinto ao utilizado pela Receita. O pagamento desse valor é feito a uma empresa de propriedade do jogador e tem impostos bem mais baixos do que os descontados nos salários, além de permitir possíveis abatimentos e deduções no imposto de renda. O valor da taxação na Catalunha cai de 56% para 15%.

O problema, no entanto, é que a Receita só aceita esse tipo de sociedade caso a empresa em questão realmente preste serviços profissionais ao jogador, o que não acontece normalmente, já que elas costumam ser criadas somente com o objetivo de fazer com que os atletas possam receber os direitos de imagem. Por conta disso, a organização a considera irregular e exige o desconto de 56% na Catalunha.

A Receita cobra de Xavi 400 mil euros (cerca de R$ 1,4 milhão) por cada milhão bruto declarado pelo jogador. Os representantes do meia, no entanto, tentam argumentar que a empresa realmente presta serviços relacionadas com direitos de imagem, além de contar com funcionários.

A segunda irregularidade de Xavi seria por conta dos pagamentos feitos pelo Barcelona aos agentes do meia. A Receita aceitava o débito direto, mas agora considera que se trata também de uma renda do jogador representado. Por conta disso, o órgão cobra outros 900 mil euros (cerca de R$ 3,15 milhões) do atleta.

Atualmente com 35 anos, Xavi negocia sua transferência do Barcelona para o Al Sadd, do Qatar. O negócio chegou a ser dado como certo há dois dias, mas o clube árabe, por meio de seu site oficial, negou a conclusão, afirmando ainda estarem em negociações com o jogador.