Topo

Capitão Léo Silva retorna ao time em momento crescente da defesa atleticana

Capitão está de volta e buscará manter série positiva do time sem levar gols - Bruno Cantini/Atlético-MG
Capitão está de volta e buscará manter série positiva do time sem levar gols Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

31/03/2015 06h00

Recém recuperado de uma lesão no dedo da mão esquerda que o tirou dos gramados por um mês, o capitão do Atlético-MG, Leonardo Silva, já retornou aos gramados e participou de seus primeiros 45 minutos na vitória contra o Villa Nova, no último final de semana. Para a partida diante do Boa, neste domingo, a tendência é de que o zagueiro já esteja totalmente apto para atuar os 90 minutos em Varginha, voltando a formar a dupla defensiva ao lado de Jemerson.

A volta de Leonardo Silva coincide com o momento de estabilidade do time. Além de ter recuperado o caminho das vitórias, o Atlético também se estabilizou na defesa. Com Edcarlos e Jemerson, a equipe sofreu dois gols em sete jogos, sendo que nenhum deles ocorreu nas últimas quatro partidas.

“A responsabilidade é sempre grande, vamos trabalhar para manter o padrão que Edcarlos e Jemerson deixaram. Todo o time, de certa maneira, contribuiu para que o time saísse de campo sem levar gols nos últimos jogos. Vou procurar fazer minha parte para que nos jogos eu possa dar o retorno e manter esse padrão da equipe”, comentou o capitão.

A última vez que o Atlético passou pelo menos quatro jogos sem levar gols ocorreu em setembro de 2014. Na ocasião, a equipe de Levir enfrentou o Internacional, Palmeiras, Coritiba e Botafogo, sendo dois compromissos com a equipe paulista, e ambos pela Copa do Brasil. Nos cinco jogos, o Atlético marcou por cinco vezes e não foi vazado em nenhuma, interrompendo a série na derrota para o Corinthians, por 1 a 0.

Este ano, com Leonardo Silva em campo, o companheiro Victor sofreu quatro gols em seis jogos, sendo que cinco dos compromissos aconteceram antes da lesão, no momento em que o time conviveu com as primeiras críticas reais do ano, engatando uma sequência negativa de três derrotas seguidas em casa. Desde então, a equipe entrou nos trilhos, voltou a vencer e se manteve vivo na Copa Libertadores, maior ambição alvinegra neste primeiro semestre.

“Essa retomada tem que começar. Depois de tudo que passamos, a equipe vem evoluindo, vem crescendo. Temos que tirar proveito daquilo que erramos e melhorar tudo que estamos fazemos para evoluir a cada jogo. Nunca é cedo para nada. Temos que trabalhar a cada semana e levar cada jogo como se fosse o último”, definiu Léo.