Topo

Há 57 anos, Pelé era pré-convocado pra sua primeira Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

31/03/2015 06h00

Pelé foi convocado para sua primeira Copa do Mundo há 57 anos. No dia 31 de março de 1958 o técnico Vicente Feola anunciou a lista de 31 jogadores que fariam parte da preparação que culminaria o primeiro título mundial do Brasil.

Vicente Feola foi escolha de João Havelange para se fixar no comando da seleção brasileira. Sua primeira partida foi ainda em 1958, contra o Paraguai, no dia 4 de maio, no último jogo antes do embarque para a Suécia. O Brasil venceu por 5 a 1, gols de Zagallo (duas vezes), Vavá, Dida e Pelé.
 
O nome do jovem Pelé na lista final de 22 jogadores que iram para o Mundial chegou a causar certa polêmica. João Havelange argumentava que o atacante de apenas 17 anos era muito jovem e não estava em plenas condições físicas - ele havia se lesionado após sofrer uma dura entrada de Ari Clemente em um jogo do Brasil contra o Corinthians.
 
"Podia esperar não ser convocado, pois tinha 16 para 17 anos, mas, como tinha jogado a Copa Roca, estava muito confiante na minha convocação. Só não tinha certeza. Havia muitos jogadores na época, rivalidade danada entre Rio e São Paulo, e tinha o Luizinho, que estava arrebentando no Corinthians. Todo mundo queria que o Luizinho fosse convocado", lembrou Pelé, em entrevista para a Folha de S.Paulo.