Topo

Saiba como a dupla Oscar e Willian ganhou status de intocável com Dunga

João Henrique Marques

Do UOL, em Londres

31/03/2015 06h00

Não é só Neymar que tem cadeira cativa na seleção brasileira. Com Dunga, essa também é a situação de Oscar e Willian. A dupla do Chelsea-ING tem cada vez mais moral com o treinador e goza de uma titularidade já garantida para a Copa América.

O status de intocável foi adquirido ao longo do tempo, com sucessivas boas atuações, mas também tem aspecto tático envolvido. Assim como uma falta de experiência dos concorrentes.
 
Oscar e Willian foram titulares nos sete primeiros amistosos do Brasil no comando de Dunga. A única vez que isso não aconteceu foi na vitória por 1 a 0 de domingo contra o Chile, em Londres, quando Phillipe Coutinho e Douglas Costa foram testados no posto, mas deixaram o time no segundo tempo, quando o placar ainda apontava para igualdade sem gols.
 
“Eles (Philippe Coutinho e Douglas Costa) estavam muito metódicos, se preocupando em cumprir aquilo que o treinador pediu. Aos poucos vão relaxar e aproveitar mais as características técnicas. Esse é um processo pelo qual outros já passaram”, disse Dunga.
 
O discurso deixa claro o quanto Oscar e Willian estão sem concorrentes no setor. Por diversas vezes, Dunga também já citou valorizar o entrosamento pelo fato dos dois atuarem juntos no Chelsea.
 
Na seleção, Willian atua aberto pelo lado direito, e Oscar com a mesma função do setor oposto. Os dois jogadores têm mostrado muita eficiência. Na vitória por 3 a 1 contra a França, por exemplo, Oscar marcou o primeiro gol, e Willian deu o passe para Neymar fazer o segundo. 
 
“Eu me sinto confiante aqui cada vez mais. É importante saber que há um respaldo do treinador, e nós aqui temos que corresponder mostrando o trabalho para ficar no time”, destacou Willian.
 
Dentre os meias convocados por Dunga para a seleção, Oscar e Willian são os únicos garantidos na lista para a Copa América. Lucas, do PSG-FRA, Douglas Costa, do Shakhtar Donetsk-UCR e Phillipe Coutinho, do Liverpool, ainda brigam por outras duas vagas. No entanto, só há espaço para o banco de reservas.
 
“Gosto do entrosamento que alguns atletas me proporcionam. E hoje (Oscar e Willian) já são experientes”, disse Dunga ao longo da semana com a seleção.