Topo

T. Ribeiro não treina, mas Santos ainda negocia com 5 atletas do Atlético

Atacante só aguarda o Santos acertar com um ou dois atletas do Atlético-MG para sair - Divulgação/Santos FC
Atacante só aguarda o Santos acertar com um ou dois atletas do Atlético-MG para sair Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/03/2015 18h23

O atacante Thiago Ribeiro, que está perto de acertar sua transferência para o Atlético-MG, não treinou na tarde desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Segundo assessoria de imprensa do Santos, o camisa 11 ficou na academia fazendo reforço muscular.

O UOL Esporte apurou que a negociação não foi concretizada, pois o Santos segue avaliando e negociando com cinco atletas que o clube mineiro ofereceu – o zagueiro Emerson, o lateral-esquerdo Emerson Conceição, o meia Giovanni Augusto e os volantes Pierre e Eduardo.

O Santos deve escolher apenas um jogador da relação, pois pretende enxugar a folha salarial com a saída de Thiago Ribeiro. O zagueiro Emerson, por exemplo, recebe R$ 150 mil por mês e já impossibilita a chegada de um segundo jogador.  

Os atletas do Santos já falam em tom de despedida sobre Thiago Ribeiro. “É uma perda. Vai sair [Thiago Ribeiro], vão chegar outros de qualidade. O Thiago nos ajudou bastante, mas com certeza devem chegar outros. Quem chegar no lugar dele vai substituí-lo da melhor maneira possível. Aqui é um clube grande e temos que encarar isso da melhor maneira possível”, afirmou o goleiro Vladimir.

Giovanni Augusto, o atleta que mais agrada da lista, precisar entrar em acordo com o Atlético, já que ele está com uma ação contra o clube.

O meia questiona na justiça a validade de um aditivo de contrato assinado por ele, em janeiro do ano passado. Entre os pedidos do atleta está a rescisão indireta de contrato. Como já tinha um acordo com o Palmeiras, Giovanni Augusto citou na ação a proposta que tinha do clube paulista. Por causa disso, o Atlético notificou o Palmeiras oficialmente e teve a resposta que esperava.

A direção palmeirense nega qualquer contato com o estafe de Giovanni Augusto e respondeu a notificação atleticana. Portanto, sem o acerto com o Palmeiras e sem clima para continuar na Cidade do Galo, o meia deve retirar a ação contra o clube mineiro e seguir para o Santos. Como tem contrato até o final do ano, Giovanni seria liberado em definitivo pelo Atlético.

Revelado pelo Atlético em 2010, o meia Giovanni Augusto teve poucas chances no clube. Em seu melhor momento, no primeiro semestre de 2011, o jogador se tornou titular na equipe então treinada por Dorival Júnior, no começo do Campeonato Brasileiro. Mas o comportamento ruim fora de campo e a queda de rendimento custaram muito caro e o jogador acabou emprestado para o Grêmio Barueri.

Ele também passou por Náutico, ABC, Criciúma e Figueirense. O retorno à Cidade do Galo aconteceu em janeiro, mas o meia sequer foi relacionado para jogar. Apesar do bom desempenho nos treinos, Giovanni sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo e ficou quase dois meses no departamento médico. Ao todo ele disputou 17 partidas pelo Atlético e marcou um gol.

A situação de Emerson, outro forte candidato a vestir a camisa do Santos, é bem mais tranquila. O jogador de 31 anos não joga desde fevereiro do ano passado e atualmente é apenas a quinta opção de Levir Culpi para a defesa. Embora esteja totalmente recuperado da contusão no pé direito, que o tirou de quase toda a temporada 2014, o defensor foi relacionado para jogos apenas uma vez em 2015.

Ele ficou no banco de reservas no clássico com o América-MG, em 22 de fevereiro. Contratado pelo Atlético em agosto de 2013, por indicação do então técnico Cuca, Emerson jamais repetiu com a camisa atleticana o desempenho que apresentou em outros clubes, como no Coritiba, por exemplo. Embora tenha mais de 70 gols na carreira, pelo Atlético ele não marcou nenhuma vez, nas 14 partidas que disputou pelo clube.